Friday, 20 de September de 2019

CONCURSOS


Brasília

Em defesa dos produtores de leite, Tiago Dimas cobra soluções e apoio para o setor

08 Sep 2019    13:33
Daniel Machado Em defesa dos produtores de leite, Tiago Dimas cobra soluções e apoio para o setor

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) saiu em defesa dos produtores de leite do Brasil e do Tocantins, pedindo que o governo federal ajude a providenciar soluções e apoio para o setor. Para o parlamentar, é absurdo o volume de leite e derivados importado pelo Brasil, em se considerando o tamanho do rebanho do país (mais de 215 milhões de cabeças de gado). Além disso, apontou uma série de outros problemas do setor. “Ficou muito entristecido ao ver que o produtor do leite vende o seu produto a um preço menos do que uma garrafa de água”, salientou.

A defesa foi feita em audiência pública nesta quinta-feira, 5 de setembro, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.

O congressista é membro da comissão e vem demonstrando preocupação com o setor desde que iniciou o seu mandato. A audiência pública teve como tema. Os problemas enfrentados pelos setores da cadeia produtiva do leite. O debate contou com as presenças de representantes do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), do Ministério da Economia, do Sindileite-BA (Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia) e da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite).

Na audiência, Tiago Dimas ressaltou que, só no Tocantins, são 7 mil produtores, que conseguem geral 208 mil litros por dia. A maioria dessas pessoas, conforme o deputado, está passando dificuldades. “Infelizmente, muitos não conseguem nem mais pedir socorro, estão deixando o setor”, disse, ao lembrar que a realidade dos produtores é muito difícil, com um trabalho que se inicia às de madrugada, por volta das 4 horas.

O deputado destacou que o preço pago ao produtor está muito baixo, mesmo agora em período de seca, quando historicamente o valor é melhor. “O produtor gasta em insumos, em ração e não tem o retorno. Tenho informação de Pequizeiro, de um grupo que produz de 10 mil a 13 mil litros por dia, que está com as atividades paralisadas. Quando eles mais precisam, que é exatamente agora, período de seca, houve uma redução”, lamentou o parlamentar.

O deputado afirmou não ser correto o fato de o Brasil importar 29 mil toneladas de queijo e requeijão (produtos à base de leite) serem importadas por ano, enquanto o volume exportado mal passa de 10% dessa quantidade.

“Desde os anos 1970 os produtores de leite a reclamam das importações”, frisou Tiago Dimas, ao ressaltar que a derrubada das tarifas antidumping do leite da Nova Zelândia e da União Europeia trouxe mais problemas.

“Os outros países do mundo dão pesados subsídios aos seus produtores. Nós precisamos mudar a nossa política”, ressaltou o parlamentar, ao destacar que uma das reivindicações do setor é uma linha de crédito específica para que os produtores possam investir em tecnologia.

No debate, os representantes do governo federal mostraram as medidas que a administração está fazendo para o setor e ressaltaram que a derrubada das tarifas antidumping foi uma decisão técnica.

Também ficaram abertos ao diálogo para que se possam promover medidas de melhorias.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

MP da liberdade econômica é sancionada; veja os principais pontos

Lei entra em vigor na data da publicação, ainda nesta sexta-feira

PPA

Governo abre consulta pública do PPA 2020-2023 e reafirma gestão voltada às necessidades da população

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a relevância do formato de consultas públicas adotado pelo Governo do Estado, em que foram ouvidas milhares de pessoas de todas as regiões do Tocantins.



Operação Ruptura

Polícia Civil deflagra operação ruptura e prende vários criminosos em Araguaína

Operação resultou na prisão de um indivíduo considerado o chefe do tráfico de drogas em Araguaína


Saúde

Hospital Regional de Miracema amplia serviços e realiza cirurgia inédita

A equipe responsável pelo procedimento foi composta pelo médico urologista Danilo Maranhão; o anestesista Paulo Márcio; o médico auxiliar Jobel Egito e as equipes de enfermagem, técnica de enfermagem e limpeza.


Agenda

Em Brasília, parlamentares do Tocantins buscam recursos para obras

Para o Delegado Rérisson as reuniões foram bastante positivas.


Seu Bolso

Energisa prorroga campanha para negociação de dívidas


Premiação

Nota Quente paga R$ 10.935,88 neste sábado, 21


Saúde

Profissionais de saúde alertam sobre cuidados com as altas temperaturas na Capital


Drogas

Polícia Civil prende quatro traficantes e apreende mais de 30kg de maconha em Gurupi


Honraria

Participante de programa do Instituto TIM vence prêmio global da ONU


Agrotóxicos

Assembleia debate uso de agrotóxico em audiência proposta por Zé Roberto Lula



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira