Sunday, 16 de June de 2019

CONCURSOS


Oportunidade

Em fase de planejamento, concurso para professor indígena segue e tem previsão para 2016

23 Jul 2015

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está em fase de planejamento do concurso para professor indígena. A previsão da organização é que o edital do certame seja lançado ainda no início de 2016. Nesta fase, a Pasta está realizando um levantamento de demandas para a realização do certame.

De acordo com o diretor de Diversidade e Programas Educacionais da Seduc, Felipe Carvalho, a Seduc, o concurso voltado para professores indígenas vai de encontro às políticas educacionais traçadas pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do Tocantins.  "Dentro do nosso objetivo de trabalhar uma educação integral e humanizada, esse concurso será uma forma também de valorizar os professores indígenas", disse.

Para exercer o cargo, é necessária formação em Magistério Indígena. O curso de Magistério Indígena foi retomado no dia 9 deste mês, para um total de 81 professores que estão sendo capacitados para ministrarem aulas nas aldeias indígenas tocantinenses. Na 24ª etapa, os cursos tiveram carga horária de 40h e 60h. Para completar a formação, era necessário, pelo menos, 75% de frequência nas disciplinas ministradas.

Sobre a qualificação para o certame, Felipe Carvalho enfatizou a importância da formação em Magistério Indígena, para participar do concurso para professor. "Estamos celebrando a formação de 24 professores indígenas, na próxima sexta-feira. Agora esses profissionais estarão aptos para atuarem e levar uma educação de qualidade para as aldeias do Tocantins. Essa etapa é importante tendo em vista que é um pré-requisito para prestar o concurso planejado pela Seduc", afirmou.

 

Formandos

Ao todo, 24 professores concluíram o curso de Magistério Indígena e serão certificados durante solenidade realizada nesta quinta-feira, 23, na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema. Participaram do curso professores das etnias Krahô, Apinajé, Xerente, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Karajá-Xambioá. Nesta última etapa da formação, os educadores estudaram disciplinas de línguas indígenas, metodologia e prática de ensino, literatura infanto-juvenil, fundamentos antropológicos e estágios supervisionados.

COMPARTILHE:


Confira também:


Mobilização

Cinco mil pessoas foram às ruas nas manifestações da greve geral em Palmas, dizem organizadores

Foram registradas manifestações com adesão dos profissionais da educação em pelo menos vinte cidades no Tocantins

Comunicação

João Neto é exonerado da Secom; Vieira de Melo assume interinamente

Vieira tem uma vasta experiência na pasta, além de ter um perfil assumidamente conciliador no trato com os veículos de comunicação.



Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins

Palmas sedia encontro nacional de defensores públicos gerais


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor

Criado há 19 anos, o Movimento Pela Vida é um coletivo integrado por pessoas de formações e interesses diversos, que atuam no sentido da celebração da vida em seus vários aspectos, como a saúde física, mental e espiritual das pessoas


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde


Em Palmas

Centro Integrado de Atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência é inaugurado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira