Tuesday, 25 de June de 2019

CONCURSOS


Kátia Abreu apresenta Plano de Desenvolvimento Regional a entidades representativas e instituições financeiras

10 May 2019    23:56
Kátia Abreu apresenta Plano de Desenvolvimento Regional a entidades representativas e instituições financeiras

O Plano de Desenvolvimento abrange quatro divisões regionais do Tocantins, eleitas pela Senadora como prioritárias, com base nos indicadores como IDH e IDEB, considerados baixos, mas com potencial para desenvolvimento.  São elas: região de Pedro Afonso (12 municípios), Bico do Papagaio (26 municípios), Jalapão (sete municípios) e o Sudeste (21 municípios).


Kátia Abreu reuniu, nesta segunda-feira (6), em Palmas, entidades representativas e instituições para detalhar o Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios.  Esses organismos, além de sugerir programas que são análogos ao plano,  auxiliará na execução das ações previstas. Estiveram na reunião a UFT (Universidade Federal do Tocantins), IFTO (Instituto Federal do Tocantins), Unitins,  Sebrae/TO, Embrapa, Faet (Federação da Agricultura do Tocantins), Senar, Fieto, Senai, Sesc e Senac, OCB/TO (Organização das Coooperativas do Brasil), Faciet (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins), Banco do Brasil, Caixa Econômica Feder al, BASA e cooperativas de crédito.


Os representantes dessas entidades se comprometeram a fazer parte do plano. O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, elogiou a iniciativa. “Essa articulação é necessária. O foco, a articulação política e a objetividade da senadora Kátia são necessários para que o projeto aconteça”, avaliou.

A senadora fez a apresentação dos dados macro e micro econômicos do Tocantins, mostrando a necessidade de criar fortalecimento dos municípios das regiões escolhidas para promover o desenvolvimento econômico e social de cada localidade. No levantamento feito por Kátia Abreu, as regiões do Bico do Papagaio, Pedro Afonso e Sudeste, o potencial para o desenvolvimento é alimentar as cadeias produtivas na agropecuária. Na região do Jalapão é o turismo e artesanato.  “Precisamos fortalecer a economia pra ter desenvolvimento nessas regiões e melhorar a vida da população de cada cidade abrangida pelo plano”, anunciou Kátia.


Kátia propõe a criação dos consórcios municipais para agilizar o atendimento das necessidades prioritárias das prefeituras como asfalto e outras obras. Para promover crescimento econômico, a senadora quer mobilizar a criação de cooperativas.


Na reunião desta segunda-feira (6), que durou mais de quatro horas, a UFT apresentou estudos que vão compor o plano. As ações são baseadas em cinco eixos: Governança, Economia, Social, Infraestrutura e Inovação e Tecnologia.

A primeira reunião entre prefeitos, vereadores, líderes e empresários para anunciar o plano aconteceu, na última sexta-feira (3), em Pedro Afonso com 11 municípios vizinhos (Barra do Ouro, Bom Jesus do Tocantins, Campos Lindos, Centenário, Goiatins, Itacajá, Lizarda, Recursolândia, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins e Tupirama). “As cidades que vão sediar as reuniões do plano de desenvolvimento regional são as que têm o potencial de articulação e integração com os demais municípios”, explicou Kátia Abreu.

O Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios será levado pela senadora Kátia a cada uma das regiões.

COMPARTILHE:


Confira também:


Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada

Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes

César Halum destacou a vocação agropecuária do estado e a posição estratégica do Tocantins com viabilidade econômica para investimentos.


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim


CAU/TO

Campanha “Compartilhando a Caminhada” arrecada calçados para instituições filantrópicas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira