Friday, 18 de October de 2019

CONCURSOS


Kátia Abreu apresenta Plano de Desenvolvimento Regional a entidades representativas e instituições financeiras

10 May 2019    23:56
Kátia Abreu apresenta Plano de Desenvolvimento Regional a entidades representativas e instituições financeiras

O Plano de Desenvolvimento abrange quatro divisões regionais do Tocantins, eleitas pela Senadora como prioritárias, com base nos indicadores como IDH e IDEB, considerados baixos, mas com potencial para desenvolvimento.  São elas: região de Pedro Afonso (12 municípios), Bico do Papagaio (26 municípios), Jalapão (sete municípios) e o Sudeste (21 municípios).


Kátia Abreu reuniu, nesta segunda-feira (6), em Palmas, entidades representativas e instituições para detalhar o Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios.  Esses organismos, além de sugerir programas que são análogos ao plano,  auxiliará na execução das ações previstas. Estiveram na reunião a UFT (Universidade Federal do Tocantins), IFTO (Instituto Federal do Tocantins), Unitins,  Sebrae/TO, Embrapa, Faet (Federação da Agricultura do Tocantins), Senar, Fieto, Senai, Sesc e Senac, OCB/TO (Organização das Coooperativas do Brasil), Faciet (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins), Banco do Brasil, Caixa Econômica Feder al, BASA e cooperativas de crédito.


Os representantes dessas entidades se comprometeram a fazer parte do plano. O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, elogiou a iniciativa. “Essa articulação é necessária. O foco, a articulação política e a objetividade da senadora Kátia são necessários para que o projeto aconteça”, avaliou.

A senadora fez a apresentação dos dados macro e micro econômicos do Tocantins, mostrando a necessidade de criar fortalecimento dos municípios das regiões escolhidas para promover o desenvolvimento econômico e social de cada localidade. No levantamento feito por Kátia Abreu, as regiões do Bico do Papagaio, Pedro Afonso e Sudeste, o potencial para o desenvolvimento é alimentar as cadeias produtivas na agropecuária. Na região do Jalapão é o turismo e artesanato.  “Precisamos fortalecer a economia pra ter desenvolvimento nessas regiões e melhorar a vida da população de cada cidade abrangida pelo plano”, anunciou Kátia.


Kátia propõe a criação dos consórcios municipais para agilizar o atendimento das necessidades prioritárias das prefeituras como asfalto e outras obras. Para promover crescimento econômico, a senadora quer mobilizar a criação de cooperativas.


Na reunião desta segunda-feira (6), que durou mais de quatro horas, a UFT apresentou estudos que vão compor o plano. As ações são baseadas em cinco eixos: Governança, Economia, Social, Infraestrutura e Inovação e Tecnologia.

A primeira reunião entre prefeitos, vereadores, líderes e empresários para anunciar o plano aconteceu, na última sexta-feira (3), em Pedro Afonso com 11 municípios vizinhos (Barra do Ouro, Bom Jesus do Tocantins, Campos Lindos, Centenário, Goiatins, Itacajá, Lizarda, Recursolândia, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins e Tupirama). “As cidades que vão sediar as reuniões do plano de desenvolvimento regional são as que têm o potencial de articulação e integração com os demais municípios”, explicou Kátia Abreu.

O Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios será levado pela senadora Kátia a cada uma das regiões.

COMPARTILHE:


Confira também:


Praia Limpa

Operação Praia Limpa retira quase 12 toneladas de lixo nos rios Araguaia e do Coco

Dois caminhões carregados de lixo recolhido e 10 responsáveis por acampamentos foram identificados e serão notificados para retirada das estruturas das praias


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira