Sunday, 18 de November de 2018

CONCURSOS


Polícia Civil

Mesmo com aposentadorias e orçamento, Estado não define convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil

10 Sep 2018    12:06

A Polícia Civil do Tocantins tem uma estrutura prevista em Lei com um total de 2344 cargos. Desse número, 309 cargos são para peritos oficiais, contando que são 217 peritos criminais. Contudo, apenas 183 vagas dessa área estão sendo ocupadas, o que gera uma vacância de 34 cargos. Já para médicos legistas, a pasta tem 92 postos, mas só 71 estão sendo preenchidos, portanto faltam 21 pessoas para completar o quadro.


Como se não bastasse o déficit que, consequentemente gera atraso nas investigações, a estrutura da Segurança Pública ficará ainda mais defasada. De acordo com levantamento recente feito pela Comissão dos Aprovados no Concurso da Polícia Civil, 7 peritos, 1 delegado, 2 escrivães e 6 agentes já se aposentaram em 2018. A previsão da Secretaria de Segurança Pública (SSP) é que mais 20 peritos se aposentem até o final do ano. Enquanto isso, 25 remanescentes deste cargo foram aprovados pela Academia da Polícia Civil e esperam nomeação para entrar em serviço.


Ainda dentro do levantamento realizado no mês passado, a comissão constatou que após a aposentadoria dos 16 Policiais Civis, já no governo de Mauro Carlesse, com 3 exonerações e 7 desistências de posse na última nomeação, o Estado teve uma economia de R$ 419.581,05, bem próxima da metade dos recursos necessários para finalizar o certame.


 O estudo ainda constatou que o restante necessário para concluir o processo seletivo para todos os cargos, gira em torno de R$ 436.635,70, que serão providos apenas pelas aposentadorias dos Peritos Oficiais que ocorrerão ainda neste ano. Além disso, ainda de sobra recursos nos cofres públicos para realização de um novo concurso para a Polícia Civil, fato necessário e conhecido pela atual gestão.


A comissão lembra que no concurso de 2014 foram ofertadas apenas 60 vagas diretas e 20 para cadastro reserva, destas 55 candidatos tomaram posse. Mas esse número é praticamente o quantitativo de aposentados de 2014 mais os que irão deixar os cargos até o final de 2018. “Os dados apontam que consequentemente a Polícia Civil terá uma defasagem ainda maior no quadro de pessoal, o que resultará, em menos segurança para população e mais demora na resolução dos inquéritos”, enfatiza Luiza Taina dos Reis Mota, aprovado para o cargo de perito criminal.

 

Luiza ainda aposta que a solução mais viável para desafogar a demanda existente hoje na polícia, seria a convocação imediata dos aprovados no certame. “Qualquer pessoa consegue entender que segurança pública é essencial para o desenvolvimento de qualquer nação. Não dá para entender essa demora na convocação dos aprovados pno concurso. O Estado tem receita para isso e nós estamos preparados para contribuir com a população com tudo que aprendemos com muita dedicação na academia de polícia”, finaliza.

 

Concurso

Mais de 60 candidatos remanescentes do concurso da Polícia Civil foram nomeados em junho. O ato foi publicado no Diário Oficial do dia 28 de maio, com efeitos a partir daquela data. Com isso, 12 peritos, 22 delegados e 26 escrivães passaram a integrar o quadro da Segurança Pública do Estado. 


Porém, mesmo com a nomeação por parte do governador Mauro Carlesse, o quantitativo de candidatos que tomam posse representa apenas um terço dos remanescentes que aguardam a convocação. Somando os cargos ainda ficam no aguardo 96 candidatos.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

20

PARABÉNS!
PARABÉNS!

28

BOM
BOM

16

AMEI!
AMEI!

20

KKKK
KKKK

16

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

13

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

12

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

polícia civil concurso

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Tocantins

ATM diz que há enorme preocupação diante da saída dos médicos cubanos

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), atualmente são 8.500 médicos cubanos atuando na Estratégia Saúde da Família e na Saúde Indígena no Brasil.

Entrega de Apartamentos

Governo do Estado entrega obras do Minha Casa Minha Vida nesta segunda-feira

A área de 9.005, 40m2, onde os 160 apartamentos da Faixa 1, do Minha Casa Minha Vida – Entidades, foram construídos foi doada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins).



saúde

Governador do Tocantins entrega mais de 250 mil reais para que pesquisadores possam desenvolver pesquisas para o SUS

O evento acontece nesta segunda-feira, 19, na sala de reuniões do Palácio Araguaia


Serviço

Procon/TO abre mais um canal de comunicação com o cidadão

Para o gerente de Educação para o consumo, o entendimento sobre as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC) Lei nº: 8.078/1990 é fundamental para se estabelecer o equilíbrio nas relações de consumo


Destaque

Ciclista de Gurupi acumula três medalhas nos Jogos Escolares da Juventude de Natal / RN

Em uma prova muito intensa sob um forte sol do município de Macaíba, local onde foi realizado o Ciclismo na edição 2018 dos Jogos, as três atletas disputaram os 35 minutos de prova sem se desprender uma da outra.


Moradia

Prefeitura e Governo Federal assinam contrato para construção de mais 500 casas no Jardim Vitória II


Norte do TO

SESI realiza corrida de rua em comemoração aos 60 anos de Araguaína


Tocantins

Fábrica de blocos e artefatos de concreto é inaugurada na Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional


Trabalho

Instituto Fecomércio abre vaga de estágio para 5 cidades


Concurso da PM

MPE recomenda anulação de concurso da PM e contratação de outra empresa para organizar novo certame


Gurupi

Governador prestigia programação de aniversário de Gurupi e autoriza obras



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira