Sunday, 18 de August de 2019

CONCURSOS


Presidente da Adetuc prestigia reabertura da Casa Suçuapara

02 Mar 2019    00:24    alterado em 02/03 às 00:24
Seleucia Fontes Presidente da Adetuc prestigia reabertura da Casa Suçuapara

Logo na entrada do Parque Cesamar não passa despercebida a antiga casa de fazenda. Nem todos sabem que ela foi sede da antiga Fazenda Triângulo, desapropriada juntamente com outras propriedades para a implantação de Palmas. Foi a única edificação antiga que permaneceu erguida dentro do Plano Diretor e serviu de sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal, de janeiro a maio de 1990. Também funcionou como sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), abrigou restaurante e em 2005 foi tombada como patrimônio histórico do município. Na noite de quarta, 27, o Museu Casa Suçuapara foi reaberto ao público, com a presença do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, do superintendente de Cultura, Vieira de Melo, e outras autoridades da Capital, pioneiros, artistas.

“Nossas raízes são os feitos da nossa gente, nossa cultura e nossas tradições, que formam nossa indentidade. A reabertura da Casa Suçuapara tem grande importância, pois conta nossa história aos que estão chegando e reafirma nossas origens aos que escolheram a Capital para viver”, refletiu Vieira de Melo.

Para o presidente da Adetuc, além de ser um marco para a preservação da memória e do patrimônio material da Capital, a reabertura da Casa Suçuapara também é o ponto de partida para a aproximação entre Governo do Estado e Prefeitura de Palmas, que poderão realizar importantes parcerias em favor do desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia criativa.

“A mensagem que trago do governador Mauro Carlesse é de construirmos juntos essa experiência de preservação, dentro de uma visão mais plena e construtiva”, enfatizou Tom Lyra, reiterando a importância da população reconhecer o exemplo da Casa Suçuapara.

O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, afirmou que a Prefeitura é parceira do Governo do Estado e lembrou que a nova Adetuc tem um grande desafio pela frente. 
 
Exposição
Quem visitar o Museu Casa Suçuapara poderá conferir a exposição ‘Palmas, Memória em Construção’, que reúne imagens fotográficas do acervo próprio do Museu, peças preservadas da antiga fazenda, registros dos períodos em que sediou prefeitura, Câmara e LBA. O Museu passou por uma reforma, que incluiu a compra de equipamentos, com recursos do Ministério da Cultura.

COMPARTILHE:


Confira também:


Brasília

PGR pede acesso a inquérito sobre investigação do caso Marielle

Raquel Dodge vai analisar pedido de federalização

Jalapão

Carlesse apresenta o Jalapão ao Ministro do Turismo e solicita parceria para melhorar infraestrutura

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, estiveram na manhã desta sexta-feira, 16, visitando a região do Jalapão. Durante a visita, além de conhecer os principais pontos atrativos e serviços ofer




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira