Friday, 22 de February de 2019

CONCURSOS


Interior

Problemas no Hospital de Dianópolis são debatidos durante audiência de conciliação

26 Jun 2018    11:37    alterado em 26/06 às 11:37
Divulgação Problemas no Hospital de Dianópolis são debatidos durante audiência de conciliação Frente aos dados informados, o MPE e a DPE acordaram que seria necessária a concessão de prazo para que a secretária de saúde adote as providências

Em audiência de conciliação realizada nesta segunda-feira, 25, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) questionaram a Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) sobre problemas existentes no Hospital Regional de Dianópolis, que são objeto de Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pela Promotoria de Justiça da Saúde da Capital.

Entre os problemas citados, foi destacado pelos promotores de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery e Lissandro Aniello que o Hospital padece com várias deficiências na infraestrutura física, falta de aparelhos e outras irregularidades, como escala de plantões médicos incompleta.

Segundo representante do Conselho Regional de Medicina (CRM), após uma inspeção realizada no local, a entidade decidiu publicar resolução de interdição ética parcial do hospital. O ato deve ser publicado no próximo dia 27.

O CRM ainda pontuou a preocupação com o centro cirúrgico da instituição, visto que o anestesista só tem plantão um dia por semana e faltam profissionais como cirurgião, pediatra, obstetra e emergencista à disposição.

Presente na audiência, o secretário de saúde do Estado, Renato Jayme da Silva, esclareceu que está viabilizando o atendimento a uma recomendação do Promotor de Justiça Edson Azambuja, que atua na área de patrimônio público, em relação a empresa Elisedape. A empresa, recentemente, formalizou ameaça de paralisação dos serviços por falta de pagamento. O Secretário informou que o Estado já pagou uma parte do que devia.

Sobre a inspeção do CRM, o secretário ressaltou que 56 itens já foram sanados e cinco estão em processo de licitação. Também explicou que as licitações para a manutenção dos aparelhos de raio X e ultrassom já estão em andamento.

Para resolver o problema dos exames laboratoriais, informou que deve comprar serviços de laboratórios locais, além de frisar que vai buscar contratar profissionais.

Frente aos dados informados, o MPE e a DPE acordaram que seria necessária a concessão de prazo para que a secretária de saúde adote as providências com as quais se comprometeu, informando os resultados.

A DPE pediu, ainda,  a juntada da cópia da recomendação e da portaria de instauração de inquérito civil público que recomenda ao Secretário de Saúde do Estado a rescisão do contrato com a empresa Elisedape.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira