Thursday, 27 de June de 2019

CONCURSOS


Ricardo Ayres quer audiência pública para debater condições de funcionamento e estrutura de barragens no TO

28 Feb 2019    00:18    alterado em 28/02 às 00:18
Ricardo Ayres quer audiência pública para debater condições de funcionamento e estrutura de barragens no TO

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) teve aprovado nesta quarta-feira, 27, o requerimento, de sua autoria, que solicita a realização de uma audiência pública para debater as condições atuais de funcionamento e estrutura das barragens existente no Tocantins. Segundo Ayres é preciso que se faça cumprir a lei ambiental e que a população se sinta segura.

O parlamentar falou que o Estado possui hoje 680 estruturas de barramento cadastradas, conforme dados da Agência Nacional das Águas (ANA) e que o Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins é o órgão oficial responsável por monitorar a maioria (cerca de 670 dessas barragens), porém se tem registro de que somente 143 foram vistoriadas e classificadas quanto ao seu risco e dano potencial. “Temos 527 barragens que não foram monitoradas ainda, inclusive temos relatos que faltam pessoas para esse monitoramento. Essa é uma situação séria e temos que agir para resguardar a segurança de todos”, ressaltou.

Ayres ainda repercutiu as recentes matérias que relatam a existência de 04 barragens no Tocantins que estariam com as suas estruturas comprometidas em razão de erosões e infiltrações. São barramentos localizados em projetos de irrigação, sendo 03 no Projeto Rio Formoso, em Formoso do Araguaia, e 01 em Darcinópolis, todas classificadas com Dano Potencial Alto ou Categoria de Risco. “Um relatório da ANA apontam que estas barragens apresentam estruturas comprometidas e parcialmente inoperantes, surgimento de infiltrações nos taludes, vegetação generalizada, equipe e sistema de monitoramentos insuficientes”, argumentou.

A proposta tramita em regime de urgência e aguarda votação pelo Plenário. O requerimento sugere que sejam convidados para a audiência pública o Procurador da República atuante no ofício do Meio Ambiente, Dr. Álvaro Lotufo Manzano, bem como o presidente do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, Marcelo Falcão Soares, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, Eleusa Maria Gutemberg, o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Sette Cintra, o Secretário de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação e Presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Renato de Assunção, o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual, José Omar de Almeida Júnior, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, Coronel QOBM Reginaldo Leandro da Silva e o Superintende da Coordenaria Estadual de Proteção e Defesa Civil, TC Cel Geraldo da Conceição Primo, dentre outros. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Para Servidores

Marilon Barbosa propõe que prefeita envie à Câmara Projeto de Lei que autorize o empréstimo consignado de recursos do PreviPalmas

Ele ainda sugeriu no anteprojeto que os recursos do PreviPalmas para empréstimos consignados aos servidores públicos municipais sejam alocados no Banco do Povo como linha de crédito exclusiva para empréstimos a esta finalidade.

Ferrovia Norte-Sul

Início das operações da Ferrovia Norte-Sul, entre Anápolis e Porto Nacional, é anunciada

Executivos anunciam que operadora está pronta para fazer o transporte de cargas industrializadas, num trecho de 800 km




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira