Tuesday, 07 de April de 2020

CONCURSOS


Saneamento básico pode prevenir avanço da dengue, afirma BRK Ambiental

15 Jan 2020
Saneamento básico pode prevenir avanço da dengue, afirma BRK Ambiental

O Ministério da Saúde realizou um levantamento que indicou que a incidência de casos de dengue aumentou mais de 300% em 2019, causando um surto da doença em várias regiões do país. No Tocantins, a superintendência de Vigilância e Saúde informou que no último ano houve um aumento de 442% no número de casos de dengue.

 

A maneira mais eficiente de combater a doença é eliminar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. É preciso acabar com os ambientes que facilitam a reprodução do mosquito. Nesse caso, o saneamento básico é um contribuinte essencial. Sem ele, as chances das cidades terem surtos de dengue são maiores.

 

Sandra Leal, engenheira da BRK Ambiental, explica que quando as pessoas possuem acesso à serviços de saneamento básico, há um risco menor da proliferação do mosquito. “O mosquito da dengue também pode se desenvolver na água suja, por isso é extremamente importante que a população tenha acesso à serviços de coleta de esgoto, para que esses resíduos não fiquem acumulados nas vias públicas, servindo de criadouro”.

 

A especialista reforça que, com acesso aos serviços de saneamento básico a qualidade de vida da população melhora consideravelmente. Além disso, a implantação desses serviços reduz gastos com saúde pública e preservação do meio ambiente.

 

“Palmas é a cidade do Tocantins com maior cobertura de fornecimento de água tratada e esgoto tratado, o que contribui com a prevenção da dengue. No entanto, outros serviços de saneamento, a exemplo da coleta de lixo, têm grande impacto na proliferação do mosquito transmissor da doença”, acrescenta Sandra, lembrando que juntas, as medidas de saneamento básico, são valiosas neste combate. 


Cuidados


Algumas medidas adotadas nas residências também são fundamentais para a prevenção da doença. “Uma situação que merece atenção é o armazenamento de água potável. A caixa d’água das residências pode virar um criadouro de mosquito da dengue. É importante mantê-la sempre limpa e vedada”, pontua Sandra.

 

O período quente e chuvoso favorece a proliferação do mosquito, por isso, a dengue é mais comum nesta época do ano. A forma mais eficaz de combater a dengue é eliminar locais que possam acumular água da chuva, como garrafas, pneus, vasos de planta, e não esquecer de proteger caixas d’água destampadas.

 

A BRK Ambiental lançou no ano passado uma campanha com dicas para ajudar você a se prevenir em casa e na vizinhança. Visite o site e confira as dicas https://busqueporprevencao.com.br

COMPARTILHE:


Confira também:


Seu bolso

Sindiposto-TO diz que preço do combustível no Tocantins não cai por culpa de distribuidoras e pede providências da ANP

Os revendedores destacam que as três grandes companhias, que detém cerca de 70%, estão segurando as quedas de preços da Petrobras, bem como dos biocombustíveis.

Calamidade

Assembleia reconhece calamidade pública em Palmas por causa do coronavírus

Além de Palmas, os deputados debateram - via Sistema de Deliberação Remota - decretos de calamidade pública, em função da Covid 19, de outros 48 municípios.


Aleto

Acompanhando entendimento de Ayres, Assembleia quer plano de combate ao Coronavírus dos municípios

Ayres explicou que foi acordado com os demais parlamentares uma proposta para que ao invés de negar a Calamidade Pública para os demais municípios, fosse convertido em diligências.


Ageto

Governo inicia a semana com a manutenção de quase 700 km de rodovias estaduais

As equipes estão em diversos trechos executando serviços de tapa-buracos, roçagem, patrolamento, dentre outros


Agilidade

Principais processos de registro comercial podem ser feitos pela internet via Simplifica Tocantins


Internet

UOL bate recordes de audiência com a cobertura do Coronavírus


Emendas

Elenil defende união contra covid-19 e destina R$ 837 mil para ações


SES

Saúde recebe doação de duas toneladas de equipamentos de proteção individual


Vistoria

Governador vistoria obra do Hospital Geral de Gurupi e afirma que Estado busca manter ações prioritárias


Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira