Sunday, 05 de July de 2020

CONCURSOS


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes

19 Aug 2019
Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes

O  III Seminário Estadual de Apicultura superou as expectativas. Mais de 300 apicultores de várias regiões do estado participaram do evento, que aconteceu  em Araguaína, quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16.

No último dia, as atividades aconteceram  pela manhã, na Faculdade de Veterinária com parte teórica e prática em apiários, melíponários e oficina de cosméticos. Mesa redonda, palestras e apresentação de caso de sucesso encerraram a programação no Campus da UFT no setor Cimba.

Alicerçado nos eixos “conhecer para preservar, preservar para produzir, produzir para sustentar, sustentar para desenvolver”, o evento teve a finalidade de propor que o conhecimento seja  incentivo para a preservação e conservação das espécies polinizadoras.

Iniciativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros, o seminário teve ampla programação com atividades direcionadas também à meliponicultura, no II Seminário Estadual de Meliponicultura, que aconteceu simultaneamente.

A avaliação da médica veterinária da Seagro e responsável pelo evento, Érika Jardim, foi positiva. “O Seminário cumpriu o objetivo, que era capacitar apicultores, técnicos e estudantes. Tivermos mais de 300 pessoas.  Destacamos também a implantação dos apiários e dos meliponários didáticos com repasse dos equipamentos para os pesquisadores. O evento cumpriu a finalidade que se propunha”, afirmou.

Na mesma linha de raciocínio, o presidente da Federação da Apicultura Tocantinense (FETOAPI) e da Câmara Setorial do Mel  José Neuto Souto,  a cadeia da apicultura está em expansão. “Estamos vislumbrando um futuro promissor. Cada um que cria abelha terá a sua renda familiar aumentada. Estamos otimistas, passando uma visão de empreendedorismo para os nossos meliponicultores e apicultores, visando o fortalecimento de toda a cadeia do mel e os resultados já estão acontecendo”, destacou.

Cadeia da apicultura

Com a produção de 100 toneladas por ano, o Tocantins comercializa o mel internamente. Nova Olinda, na região norte do estado, é o principal produtor do Tocantins. Conforme a Câmara Setorial do Mel, o estado possui 1300 apicultores em atividade.

De acordo com o secretario da Agricultura, Pecuária e Aquicultura César Halum, a cadeia produtiva da apicultura é uma importante atividade econômica, que gera  emprego e renda aos apicultores, meliponicultores, processadores, varejistas que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins.

O apicultor Magno Freire é um exemplo de que a cadeia da apicultura gera renda. Na atividade há 21 anos, o apicultor passou de assistente de pedreiro ao maior produtor de mel do estado. Morando em Nova Olinda, Ele iniciou com cinco colmeias e hoje produz 5 toneladas de mel por ano. Graças ao mel, ampliou o negócio para a construção civil.

O apicultor Antonio José de Carvalho, do assentamento Manchete, município Marianópolis também vive da atividade. Começou criar abelhas para o consumo, mas a atividade cresceu. “Hoje pagamos as despesas com a venda do mel. A gente vende o litro  por R$ 40,00”, afirmou.

Parceiros

Ruraltins, Adapec, Sebrae, FETOAPI, Faculdade Católica, CEUL/Ulbra,  UFT, FAPT, IFTO, Sindicato Rural de Araguaína, Faet, Senar.

COMPARTILHE:


Confira também:


Seu bolso

Procon Tocantins oficia Energisa e solicita suspensão ou redução do reajuste nas contas de energia

O reajuste na tarifa de energia elétrica do Tocantins aprovado, vai variar de 1,79% até 8,54% conforme o tipo de consumidor.

Pressão

Órgãos ministeriais pressionam o governo do Tocantins e buscam na Justiça regularizar o abastecimento de insumos do Lacen

A falta de kits para extração genética impede que dados sobre a pandemia do novo coronavírus sejam computados e que o atendimento adequado aos doentes seja realizado, podendo agravar a disseminação da covi-19



Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira