Sunday, 20 de January de 2019

CONCURSOS


SINTEC-TO

Sindicato dos Bancários protocola denúncia no MPT e pede suspensão de concursos da Caixa e do Banco do Brasil

18 Feb 2014

O Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO) protocolou uma denúncia no Ministério Público do Trabalho de Palmas (MPT) na tarde dessa terça-feira, dia 18, contra o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. A entidade pede a suspensão dos concursos de ambas às instituições financeiras até que os aprovados em concursos anteriores, com data de validade ainda vigente, sejam empossados.

De acordo com o Sindicato dos Bancários, nos últimos dias chegaram várias reclamações de pessoas que passaram nos concursos da Caixa e do Banco do Brasil e que ainda não tomaram posse. A argumentação usada pelos aprovados é de que estão sendo prejudicados com a realização de um novo certame já que estão aprovados em concursos conforme o número de vagas, ainda em validade e com prazo próximo a vencer.

Além disso, o SINTEC-TO denuncia também agências e departamentos bancários com números reduzidos de funcionários e vagas em aberto operando com trabalho terceirizado; a Caixa Econômica Federal com elevado número de estagiários ocupando e desenvolvendo funções de bancários; jornada de trabalho extra além dos limites legais, causando adoecimento dos funcionários.

Para diretor jurídico do Sindicato dos Bancários, Clésio Alencar, a realização de um novo concurso público sem a posse dos aprovados é ilegal. “As duas instituições financeiras estão agindo ilegalmente já que há pessoas aprovadas nos concursos anteriores e que ainda não tomaram posse. Além disso, os concursos atuais não atendem as reais demandas dos bancos”, destacou acrescentando que o Sindicato está atento à situação e que acompanhará investigação do MPT.

Entenda
As demissões, terceirizações irregulares crescentes da mão-de-obra bancária e contratação de estagiários, que superam o número de vagas não preenchidas no atual concurso, deveriam ter ampliado a quantidade de vagas do concurso deste ano (2014), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, mas ao invés disso, as instituições financeiras reduziram o número para cadastro reserva ou não atendem a real demanda, respectivamente.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

7

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

3

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Panorama

Brasil já recebeu 1,1 milhão de imigrantes e 7 mil refugiados

Em visita às instalações da operação, em Roraima, a secretária nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj, disse que “os pedidos de refúgio se acumulam porque precisam ser analisados minuciosamente e, muitas vezes, já não cumprem os requisitos”.

Recuperação de Rodovias

Governo intensifica serviço de manutenção de rodovias

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), iniciou, nesta sexta-feira,18, os serviços de manutenção (tapa-buracos) na TO-020, trecho entre Palmas e Novo Acordo.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira