Sunday, 18 de November de 2018

ECONOMIA


Economia

A greve dos caminhoneiros passou, mas quem vai pagar a conta são empresas e consumidores

03 Jul 2018    12:44    alterado em 03/07 às 12:45
http://sindivestuario.org.br A greve dos caminhoneiros passou, mas quem vai pagar a conta são empresas e consumidores ​Em um momento posterior, esse aumento para os empresários será repassado aos consumidores

Durante dez dias, a greve dos caminhoneiros afetou todas as esferas públicas e econômicas brasileiras. Com o fim da paralisação, ficou acertado que a CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e o PIS/Cofins incidentes sobre o diesel serão reduzidos e que o governo subsidiará o restante para que o desconto real chegue ao valor de R$ 0,46 centavos por litro até o fim do ano.

 

Acontece que o governo não irá arcar com o prejuízo. Ele será imposto, em um primeiro momento, ao empresariado na forma da reoneração da folha de pagamento.

 

Segundo a advogada tributária, Etienne Acácio, o empresário sentirá na pele este peso. “Com o aumento da carga tributária sobre a folha de pagamento, contratar funcionários e mantê-los ficará ainda mais caro”, disse.

 

Ainda segundo Etienne, a tendência é que o empresário repasse o aumento de impostos para os consumidores.

 

“São vários os setores impactados, isso vai afetar tanto o empresário como a população, porque se você tem um aumento de custo em razão de um aumento de tributo dentro da empresa, você tem que repassar essa despesa adiante, e isso significa que os serviços e as mercadorias vão ficar mais caras para o consumidor”, explicou a advogada.

 

Desoneração

 

Criada pelo Governo Federal em 2011, a desoneração da folha de pagamento alterou a forma como as empresas eram tributadas para fins da Previdência Social.

 

Antes as contribuições previdenciárias eram financiadas pelos empregados e empregadores. O valor era equivalente a 20% da folha de pagamento das empresas.

 

Com a desoneração da folha, uma alíquota entre 1% e 2% (até 2014), e depois e 2% e 4,5%, passou a incidir sobre o faturamento da empresa, dependendo do setor da economia.

 

Reoneração

 

Com a reoneração, passa a valer as regras anteriores a 2011, quando a contribuição era de 20% sobre a folha. Dos 56 setores da economia que eram beneficiados pela desoneração na folha de pagamento, somente 17 conseguiram manter o benefício.

 

Para a advogada, as manobras governamentais não trazem equilíbrio para a economia. “Embora pareça que os caminhoneiros foram beneficiados, a conta logo chegará para eles também, porque tudo ao redor aumentará de preço, sejam serviços ou mercadorias”, pontuou.

(ASCOM/SINGULAR)


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

45

PARABÉNS!
PARABÉNS!

28

BOM
BOM

33

AMEI!
AMEI!

39

KKKK
KKKK

31

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

30

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

27

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Greve governo impostos

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Tocantins

ATM diz que há enorme preocupação diante da saída dos médicos cubanos

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), atualmente são 8.500 médicos cubanos atuando na Estratégia Saúde da Família e na Saúde Indígena no Brasil.

Entrega de Apartamentos

Governo do Estado entrega obras do Minha Casa Minha Vida nesta segunda-feira

A área de 9.005, 40m2, onde os 160 apartamentos da Faixa 1, do Minha Casa Minha Vida – Entidades, foram construídos foi doada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins).



saúde

Governador do Tocantins entrega mais de 250 mil reais para que pesquisadores possam desenvolver pesquisas para o SUS

O evento acontece nesta segunda-feira, 19, na sala de reuniões do Palácio Araguaia


Serviço

Procon/TO abre mais um canal de comunicação com o cidadão

Para o gerente de Educação para o consumo, o entendimento sobre as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC) Lei nº: 8.078/1990 é fundamental para se estabelecer o equilíbrio nas relações de consumo


Destaque

Ciclista de Gurupi acumula três medalhas nos Jogos Escolares da Juventude de Natal / RN

Em uma prova muito intensa sob um forte sol do município de Macaíba, local onde foi realizado o Ciclismo na edição 2018 dos Jogos, as três atletas disputaram os 35 minutos de prova sem se desprender uma da outra.


Moradia

Prefeitura e Governo Federal assinam contrato para construção de mais 500 casas no Jardim Vitória II


Norte do TO

SESI realiza corrida de rua em comemoração aos 60 anos de Araguaína


Tocantins

Fábrica de blocos e artefatos de concreto é inaugurada na Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional


Trabalho

Instituto Fecomércio abre vaga de estágio para 5 cidades


Concurso da PM

MPE recomenda anulação de concurso da PM e contratação de outra empresa para organizar novo certame


Gurupi

Governador prestigia programação de aniversário de Gurupi e autoriza obras



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira