Thursday, 18 de July de 2019

ECONOMIA


Economia

A greve dos caminhoneiros passou, mas quem vai pagar a conta são empresas e consumidores

03 Jul 2018    12:44    alterado em 03/07 às 12:45
http://sindivestuario.org.br A greve dos caminhoneiros passou, mas quem vai pagar a conta são empresas e consumidores ​Em um momento posterior, esse aumento para os empresários será repassado aos consumidores

Durante dez dias, a greve dos caminhoneiros afetou todas as esferas públicas e econômicas brasileiras. Com o fim da paralisação, ficou acertado que a CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e o PIS/Cofins incidentes sobre o diesel serão reduzidos e que o governo subsidiará o restante para que o desconto real chegue ao valor de R$ 0,46 centavos por litro até o fim do ano.

 

Acontece que o governo não irá arcar com o prejuízo. Ele será imposto, em um primeiro momento, ao empresariado na forma da reoneração da folha de pagamento.

 

Segundo a advogada tributária, Etienne Acácio, o empresário sentirá na pele este peso. “Com o aumento da carga tributária sobre a folha de pagamento, contratar funcionários e mantê-los ficará ainda mais caro”, disse.

 

Ainda segundo Etienne, a tendência é que o empresário repasse o aumento de impostos para os consumidores.

 

“São vários os setores impactados, isso vai afetar tanto o empresário como a população, porque se você tem um aumento de custo em razão de um aumento de tributo dentro da empresa, você tem que repassar essa despesa adiante, e isso significa que os serviços e as mercadorias vão ficar mais caras para o consumidor”, explicou a advogada.

 

Desoneração

 

Criada pelo Governo Federal em 2011, a desoneração da folha de pagamento alterou a forma como as empresas eram tributadas para fins da Previdência Social.

 

Antes as contribuições previdenciárias eram financiadas pelos empregados e empregadores. O valor era equivalente a 20% da folha de pagamento das empresas.

 

Com a desoneração da folha, uma alíquota entre 1% e 2% (até 2014), e depois e 2% e 4,5%, passou a incidir sobre o faturamento da empresa, dependendo do setor da economia.

 

Reoneração

 

Com a reoneração, passa a valer as regras anteriores a 2011, quando a contribuição era de 20% sobre a folha. Dos 56 setores da economia que eram beneficiados pela desoneração na folha de pagamento, somente 17 conseguiram manter o benefício.

 

Para a advogada, as manobras governamentais não trazem equilíbrio para a economia. “Embora pareça que os caminhoneiros foram beneficiados, a conta logo chegará para eles também, porque tudo ao redor aumentará de preço, sejam serviços ou mercadorias”, pontuou.

(ASCOM/SINGULAR)


COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

Wanderlei Barbosa destacou que os turistas vão a Taquaruçu para conhecer as cachoeiras, pousadas e cultura local. “Temos que criar ambientes e capacitar os moradores para fomentar o turismo do distrito.


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato

Denúncia foi aceita nesta terça-feira (16) pelo juiz Francisco Vieira Filho. Ex-mandatário e ex-gestores públicos estaduais também viraram réu no processo por peculato e falsidade ideológica.


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira