Sunday, 20 de September de 2020

ECONOMIA


Colunista da Folha

Agrotins 2020 100% Digital servirá de teste para o agronegócio e promete se reinventar em tempos de pandemia

23 May 2020
Nilson Chaves Agrotins 2020 100% Digital servirá de teste para o agronegócio e promete se reinventar em tempos de pandemia

Os olhos do agronegócio estarão voltados para a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2020 100% Digital) que ocorrerá nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio por meio da plataforma www.agrotins.to.gov.br. A Feira na opinião do colunista Mauro Zafalon, será o grande teste do setor quanto à forma de se reinventar em tempos da pandemia da Covid-19.

Na coluna “Vaivém das Commodities”, assinada por Mauro Zafalon e publicada nessa quinta-feira, 21, no portal Folha de São Paulo, o jornalista cita que, em virtude da pandemia, a maior feira agrotecnológica da região Norte teve que ser cancelada na forma presencial.

“Não se intimidaram e vão fazer a primeira feira digital do país, aos moldes da tradicional, mas sem a participação física do público e das empresas. A indústria estará mostrando as suas máquinas e as novas tecnologias, as palestras ocorrerão normalmente e o produtor poderá acompanhar o resultado das pesquisas de produtos como soja, milho e arroz, entre outros, em um dia de campo. Tudo virtual”, ressalta o colunista.

Marco para o Matopiba

Ouvido pela coluna, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, reitera que o evento não poderia deixar de acontecer. “A região não poderia ficar sem essa feira agrotecnológica que se tornou um marco de novas tendências para o Matopiba [região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia]. Estamos em uma área privilegiada, bem no centro do país, e com fácil acesso de produtores de vários estados”, afirmou o secretário, lembrando que, em 2019, a Agrotins foi a 6ª maior feira do país em negociações, atingindo R$ 2,5 bilhões.

Na prática, a Agrotins 2020 100% Digital, o produtor terá contato com empresas e bancos via digital e fará negociações por meio do computador, tablet ou celular. “O agricultor escolhe o equipamento que necessita entre as diversas empresas que participam da feira, opta pelo mais conveniente e leva sua proposta para os bancos, que também estarão no evento. Mas tudo digital. Basta o agricultor escolher a mídia que estiver acessível para fazer negócios”, explica César Halum.

A Agrotins 2020 100% Digital inicia a partir das 8 horas do dia 27, quando o produtor terá acesso a máquinas, insumos, palestras e até passeios virtuais pela feira na internet. Nos três dias de Feira, haverá programação ao vivo das 8 às 18 horas, mas o conteúdo ficará disponível por mais 30 dias após o término do evento.

Tendência

Mauro Zafalon aposta que um dos efeitos da pandemia no agronegócio é que a tecnologia ocupará cada vez mais espaço no sistema atual de promoção de feiras agrotecnológicas.

Sobre a Agrotins 2020 100% Digital, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), Luciano Vacari, disse ao colunista “Vai ser uma inovação e tem tudo para dar certo.”

Já o diretor da Tempo Comunicação & Eventos, Eduardo Buitron, disse à Coluna que as coisas vão mudar. “O barateamento de encontros online corporativos, o cumprimento de horários e o ganho de tempo dos participantes, que não precisam se submeter a viagens, vão determinar uma nova relação no agronegócio.”

A coluna poder ser conferida neste link Vaivém das Commodities”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira