Wednesday, 19 de September de 2018

Wednesday, 19 de September de 2018

ECONOMIA


Economia

Atividade Industrial do Tocantins apresenta leve queda, mas segue próxima dos 50 pontos que indicam equilíbrio no 2º trimestre de 2018

02 Aug 2018    09:05    alterado em 02/08 às 09:05
Assessoria de Imprensa FIETO Atividade Industrial do Tocantins apresenta leve queda, mas segue próxima dos 50 pontos que indicam equilíbrio no 2º trimestre de 2018

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) divulgou os resultados da Sondagem Industrial e do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) referentes ao 2º trimestre de 2018. A atividade industrial neste 2º trimestre não manteve o mesmo ritmo de crescimento do trimestre anterior, mas o indicador ficou em 49 pontos, valor próximo à situação de equilíbrio apontada a partir de 50 pontos. As pesquisas foram realizadas em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e podem ser conferidas na íntegra no Portal da FIETO (www.fieto.com.br) por meio do link Estudos e Pesquisas.

 

A Sondagem Industrial do 2º trimestre apresentou um aumento no número de empregados que passou de 47 para 53 pontos. O nível de produção caiu de 51 pontos para 49 pontos, mas também continuou próximo do equilíbrio (50 pontos). As indústrias tocantinenses estão utilizando 69% da sua Capacidade Instalada e quanto aos Estoques o indicador apontou 50 pontos. O indicador de Satisfação com a Margem de Lucro Operacional alcançou 44 pontos e a Situação Financeira atingiu 46 pontos. Os principais obstáculos das indústrias neste trimestre continuam sendo a Elevada Carga Tributária (39,34%) seguido da Competição Desleal (29,51%) e da Falta ou Alto Custo da Energia (26,23%). 

 

"A atividade industrial, que já mostrava dificuldades em retomar o crescimento, não sustentou a leve reação observada no 1º trimestre deste ano. No entanto, o nível de produção ficou próximo ao equilíbrio. O item Dificuldades na Logística de Transporte ganhou forças neste trimestre no apontamento dos entraves, passando do 7º para o 4º lugar. Diante disso, nota-se que a indústria sentiu os impactos da paralisação dos caminhoneiros vivenciada em maio”, aponta a gerente de desenvolvimento industrial, Amanda Barbosa.

 

Otimismo

 

As expectativas dos empresários para o próximo semestre são otimistas nos indicadores de Demanda, Compras de Matéria-Prima e Número de Empregados. O índice de Expectativa de Demanda passou de 64 para 59 pontos do 1º para o 2º trimestre. A Expectativa em relação ao Número de Empregados registrou 55 pontos e a Expectativa para Compras de Matéria-Prima continua no mesmo nível do trimestre anterior, 61 pontos. Os índices variam de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 pontos indicam expectativa de crescimento.

 

Índice de Confiança do Empresário

 

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) passou de 55,2 pontos para 54,3 pontos de abril para julho deste ano. Mesmo com este leve recuo, o valor permanece acima da linha divisória de 50 pontos o que indica confiança do empresariado para os próximos meses. O ICEI é composto pelos indicadores de Condições Atuais e Expectativas. Sua queda em julho deste ano foi puxada pelo Indicador de Expectativas que declinou 3,1 pontos e passou de 60 para 56,9 pontos. Na análise nacional, o ICEI ficou em 50,2 pontos.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

21

PARABÉNS!
PARABÉNS!

14

BOM
BOM

19

AMEI!
AMEI!

16

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

8

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

11

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

atividade industrial

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


CPI do PreviPalmas

Presidente da CPI do PreviPalmas convoca envolvidos com investimentos suspeitos a prestarem esclarecimentos

Na ocasião, Geo convocou o ex-presidente do PreviPalmas, Maxcilane Fleury, o ex-diretor de investimentos, Fábio Matins, o ex-secretário Municipal de Finanças, Christian Zini e citou uma quarta pessoa que será convocada após o período eleitoral

Radioterapia

Estado começa instalação da máquina de radioterapia de Araguaína

Após a instalação, o Estado solicitará vistoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para liberação do serviço.



Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral

Esta é a quinta vez, nestas eleições, que a Justiça Eleitoral suspende propaganda irregular de Amastha, a segunda por “invasão” do tempo de TV destinado aos candidatos a deputado estadual de sua coligação.


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa

No programa eleitoral, Amastha utiliza o depoimento da mãe da criança, Fabiana Evangelista Ferreira, para jogar a culpa do ocorrido no recém-eleito Governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), que na época do ocorrido era deputado estadual.


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações


Consumidor

Núcleo do Procon de Paraíso do Tocantins é aberto com estrutura moderna



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira