Tuesday, 20 de November de 2018

ECONOMIA


Economia

Atividade Industrial do Tocantins apresenta leve queda, mas segue próxima dos 50 pontos que indicam equilíbrio no 2º trimestre de 2018

02 Aug 2018    09:05    alterado em 02/08 às 09:05
Assessoria de Imprensa FIETO Atividade Industrial do Tocantins apresenta leve queda, mas segue próxima dos 50 pontos que indicam equilíbrio no 2º trimestre de 2018

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) divulgou os resultados da Sondagem Industrial e do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) referentes ao 2º trimestre de 2018. A atividade industrial neste 2º trimestre não manteve o mesmo ritmo de crescimento do trimestre anterior, mas o indicador ficou em 49 pontos, valor próximo à situação de equilíbrio apontada a partir de 50 pontos. As pesquisas foram realizadas em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e podem ser conferidas na íntegra no Portal da FIETO (www.fieto.com.br) por meio do link Estudos e Pesquisas.

 

A Sondagem Industrial do 2º trimestre apresentou um aumento no número de empregados que passou de 47 para 53 pontos. O nível de produção caiu de 51 pontos para 49 pontos, mas também continuou próximo do equilíbrio (50 pontos). As indústrias tocantinenses estão utilizando 69% da sua Capacidade Instalada e quanto aos Estoques o indicador apontou 50 pontos. O indicador de Satisfação com a Margem de Lucro Operacional alcançou 44 pontos e a Situação Financeira atingiu 46 pontos. Os principais obstáculos das indústrias neste trimestre continuam sendo a Elevada Carga Tributária (39,34%) seguido da Competição Desleal (29,51%) e da Falta ou Alto Custo da Energia (26,23%). 

 

"A atividade industrial, que já mostrava dificuldades em retomar o crescimento, não sustentou a leve reação observada no 1º trimestre deste ano. No entanto, o nível de produção ficou próximo ao equilíbrio. O item Dificuldades na Logística de Transporte ganhou forças neste trimestre no apontamento dos entraves, passando do 7º para o 4º lugar. Diante disso, nota-se que a indústria sentiu os impactos da paralisação dos caminhoneiros vivenciada em maio”, aponta a gerente de desenvolvimento industrial, Amanda Barbosa.

 

Otimismo

 

As expectativas dos empresários para o próximo semestre são otimistas nos indicadores de Demanda, Compras de Matéria-Prima e Número de Empregados. O índice de Expectativa de Demanda passou de 64 para 59 pontos do 1º para o 2º trimestre. A Expectativa em relação ao Número de Empregados registrou 55 pontos e a Expectativa para Compras de Matéria-Prima continua no mesmo nível do trimestre anterior, 61 pontos. Os índices variam de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 pontos indicam expectativa de crescimento.

 

Índice de Confiança do Empresário

 

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) passou de 55,2 pontos para 54,3 pontos de abril para julho deste ano. Mesmo com este leve recuo, o valor permanece acima da linha divisória de 50 pontos o que indica confiança do empresariado para os próximos meses. O ICEI é composto pelos indicadores de Condições Atuais e Expectativas. Sua queda em julho deste ano foi puxada pelo Indicador de Expectativas que declinou 3,1 pontos e passou de 60 para 56,9 pontos. Na análise nacional, o ICEI ficou em 50,2 pontos.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

32

PARABÉNS!
PARABÉNS!

27

BOM
BOM

33

AMEI!
AMEI!

36

KKKK
KKKK

46

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

19

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

27

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

atividade industrial

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Reabilitação

Governo entrega equipamentos a pacientes do CER de Palmas

Os equipamentos foram adquiridos este ano, com um investimento de quase R$ 3 milhões

Entrega de Moradias

Mauro Carlesse e ministro das Cidades entregam apartamentos do Residencial Parque da Praia

A iniciativa faz parte da política habitacional do Governo do Estado e conta com o recurso do governo federal, por meio do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).



Investigações MPE

MPE movimenta 108 mil processos judiciais, 35 mil inquéritos policiais e instaura 7 mil procedimentos investigativos em 2017

Também é mostrado que o Ministério Público do Tocantins possuía 121 cargos de membros providos em 2017, o que corresponde a 8,7 membros para cada grupo de 100 mil habitantes.


Municípios

Promessas de maio da Presidência da República e do Congresso são cobradas por prefeitos

Liderados pela ATM, prefeitos do Tocantins estão na capital Federal para cobrar Encontro de Contas previdenciárias, UPAS, Nova Lei de Licitações, Royalties de Petróleo, entre outras demandas


Conscientização

Semana da Consciência Negra promovida pela Seciju iniciou com panfletagem e palestra no IFTO

A programação da Semana da Consciência Negra segue com mais ações de panfletagem em vários pontos da Capital.


Energisa

Ação de Segurança com a comunidade leva informação para crianças e adolescentes


Crise e Renuncia

Deputado Estadual Olyntho Neto comunica afastamento como líder do governo na AL


Porto

Solidariedade, promessa de concurso e aula marcam evento em Porto Nacional


Tocantins

Educação e SBH certificam vencedores do concurso de vídeos Todos Contra a Hanseníase


Sul de Palmas

Famílias na região da Capadócia recebem alimentos em ação de solidariedade


saúde

Governador do Tocantins entrega mais de 250 mil reais para que pesquisadores possam desenvolver pesquisas para o SUS



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira