Sunday, 17 de February de 2019

ECONOMIA


E Região

Coapa e parceiros realizam a 9ª edição da Jornada Tecnológica de Pedro Afonso

16 Jan 2019    18:16    alterado em 16/01 às 18:16
Coapa e parceiros realizam a 9ª edição da Jornada Tecnológica de Pedro Afonso

Produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes e pessoas ligadas ao agronegócio já se preparam para participar da Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região. A nona edição será realizada no próximo dia 1º de fevereiro na Fazenda Uruçu, para divulgar resultados dos experimentos realizados com 23 variedades de soja cultivadas em uma área de 17,7 hectares.

O evento é uma realização da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e da Fazenda Uruçu, com apoio de 18 empresas parceiras.
O engenheiro agrônomo da Coapa e responsável técnico pelo experimento, Eduarte Bonafede, informou que a jornada tecnológica busca atender a demanda do produtor rural com a oferta de diferentes materiais disponíveis no mercado e adaptáveis à região, bem como contribuir para a disseminação de novas tecnologias para o homem do campo.

Ainda segundo o profissional, a pesquisa tem contribuído para aumentar a produtividade da oleaginosa na região de Pedro Afonso. Como exemplo, citou a identificação de variedades com ótima produtividade, entre elas, a cultivar Syngenta-1687 intacta que produziu 84 sacas por hectare no último ano agrícola, e na safra 2018/2019 foi adotada por 14 sojicultores que plantaram uma área de 450 hectares utilizando a semente.

Programação
As inscrições para a IX Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região são gratuitas e devem ser feitas no dia do evento a partir das 8 horas. Às 8h30 iniciam as visitas nas estações das empresas parceiras, onde especialistas ministrarão palestras sobre novas tecnologias e produtos voltados à melhoria da produção de grãos. Os participantes ainda poderão conhecer as novidades nos estandes de empresas de máquinas agrícolas. 

Experimento
Foi cultivada uma área de 17,7 hectares na Fazenda Uruçu, que pertence ao cooperado Luiz Gilberto Ramos. Essa é a quinta vez que a propriedade rural recebe o experimento.

Os técnicos da Coapa e parceiros plantaram 23 variedades da oleaginosa nos dias 25 e 26 de outubro, empregando a técnica de plantio direto. As sementes foram disponibilizadas pela Uniggel, LG, Seedcoorp, Talismã, Pioneer, Basf e Boa Safra.

As empresas Syngenta, Bayer, Corteva, UPL e Nortox cederam os químicos. Já os micronutrientes pertencem aos portfólios da Agripon, Microquímica, Fortgreen, e Stoler, e os fertilizantes foram ofertados pela Fertgrow, Yara e Fertilizantes Tocantins.

A colheita dos grãos está prevista para ocorrer até o final de fevereiro, quando serão avaliados aspectos como a produtividades das cultivares, características de cada variedade, o potencial produtivo e a resistência a pragas e doenças.

Mais informações sobre a IX Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região podem ser obtidas nos telefones (63) 3466-2003 e 99973-8811.

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.

Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira