O GIRASSOL

Palmas/TO,

Economia
CAGED

03/12/2020

Comércio e Serviços lideram as contratações posicionando o Tocantins entre os Estados brasileiros que mais geram emprego

Os dados divulgados referente ao mês de outubro de 2020, apontam que pelo sexto mês consecutivo, o nível de emprego vem reagindo.

Adilvan Nogueira

Durantetodo ano de 2020, os setores do comércio e da construção civil, se revezam naliderança da geração de empregos formais. No mês de outubro os setores decomércio e serviços lideraram as contratações. Segundo dados do Caged (CadastroGeral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério da Economia, ocomércio contratou 2.004 trabalhadores e demitiu 1.345 deixando um saldopositivo de 659 novas vagas de trabalho, o estoque de empregos no setor, ouseja, a quantidade de trabalhadores ocupados formalmente no setor com carteiraassinada são 52.653 postos de trabalho, com 1,27% de variação relativa.

Osegundo melhor desempenho no mês de outubro ficou com o setor de serviços, quevinha sendo penalizado com o desemprego, no período mais crítico da pandemia,entre os meses de março a maio, e iniciaram reação a partir de junho. Emoutubro o setor contratou 2.020 trabalhadores e desligou 1.747, contribuindocom 273 novas colocações. O estoque de empregos no setor de serviços, comcarteira assinada são 86.880 postos de trabalho, em todo o Estado até o mês deoutubro. Já o número total de vagas de trabalho são de 195.792.

OTocantins está entre os seis Estados brasileiros que mais criaram empregos na variaçãorelativa de geração de empregos formais, no acumulado do ano de janeiro a outubrode 2020, segundo dados do CAGED, divulgados pelo Ministério da Economia.

Osdados divulgados referente ao mês de outubro de 2020, apontam que pelo sextomês consecutivo, ou seja, desde maio de 2020, o nível de emprego vem reagindo.No acumulado do ano, considerando o período de janeiro a outubro, a variaçãorelativa do saldo de empregos no Tocantins foi de 3,15%, o sexto melhordesempenho do país, sendo superado apenas pelos Estados do Acre 4,81%, Pará4,36%, Roraima 4,23%, Maranhão 3,92% e Mato Grosso 3,33%.

Nessemesmo período no Tocantins foram registradas 54.758  admissões, contra 48.777 desligamentos,deixando um saldo positivo de 5.981 novos postos de trabalho no mercado formalde trabalho. O saldo é diferença entre número de admissões menos osdesligamentos em um determinado período, apesar de negativo quando comparadocom o mês anterior, os dados apontam uma tendência de recuperação do emprego.

Comparativamentecom os meses anteriores o mês de outubro registrou uma distribuição maisequilibrada entre as faixa etária, até agora, atingindo de forma significativapessoas na faixas etária dos 18 até 49 anos. Por outro lado, quandoconsideramos a geração de empregos por grau de instrução, houve uma forteconcentração nas contratações de trabalhadores de nível médio completo, foram1.192 dos 1.504. Na distribuição por sexo, foram 1.254 homens e 250 mulheres.

Parao Secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, os resultadospositivos são reflexo da política de recuperação que vem sendo desenvolvidapela gestão do Governador Mauro Carlesse. “Temos trabalhado na apoio aosdiversos setores produtivos de nosso Estado, atravessamos um momento difícil,assim como todos os estados da federação, mas os nossos esforços têm sidorecompensados através dos números promissores que temos alcançado ao longo dosúltimos meses de 2020, o que nos leva a acreditar que 2021 será de plenocrescimento para o Tocantins”, concluiu.

Assuntos Relacionados
#empregos
Confira Também
Destaque

Araguaína é a 36ª cidade no País que mais criou empregos em 2017

Emprego

Programa de trainee da VLI amplia graduações habilitadas

Empregos

Tocantins perde 363 vagas de emprego em março

Empregos

Governo oferece suporte para empresas na contratação de mão de obra qualificada

Economia

Liberação do FGTS deverá criar 2,9 milhões de empregos em dez anos