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04/06/2020

Consumo das famílias no mês de maio cai em Palmas

No cenário nacional não é diferente, maio registrou a queda mais intensa desde o início da realização da pesquisa em janeiro de 2010, 13,1%.

Mensalmente, a ConfederaçãoNacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com aFecomércio Tocantins, realiza a pesquisa que mede o índice de consumo dasfamílias de Palmas (ICF). Em maio, o índice teve uma variação negativa de 2,7%com relação ao mês de abril, que já havia registrado também queda. Desde marçoa pesquisa registra seu índice geral abaixo do nível de satisfação que seria de100 pontos. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, a queda chega a5,5 pontos.

Dentro os itens questionados aosentrevistados os que correspondem maiores variações negativas são: perspectivaprofissional (- 8,8%), nível de consumo atual (-8,3%) e perspectiva de consumo(-7,7%).

Já os itens acesso ao crédito emomento para compra de bens duráveis foram os únicos que registraram varaçãopositiva, 1,8% e 5,3%, respectivamente.

O presidente da CNC, JoséRoberto Tadros, destaca que, apesar de a percepção das famílias em relação aomercado de crédito continuar melhor do que no ano passado, os brasileiros jádemonstram preocupação no curto prazo. "As taxas de juros cada vez mais baixas,com um nível inflacionário controlado, impactaram favoravelmente a percepção deacesso ao crédito. Contudo, o risco de maior inadimplência em virtude da criseprovocada pela pandemia de covid-19 contribuiu para a desaceleração doconsumo", afirma Tadros.

Já o presidente da FecomércioTocatins, Itelvino Pisoni, diz que deve-se pensar em um plano de retomada daeconomia por parte da esfera pública. "O setor do comércio é um dos principaisgeradores de emprego e renda, no estado e a nível nacional também. Por isso éimportante que os agentes públicos pensem em medidas para a retomada econômica,principalmente facilitando o acesso ao crédito voltados ao capital de giro epara folha de pagamento. Além disso, devem ser flexibilizados prazos e opagamento de alguns impostos ao empresário, para facilitar o dia a dia de quemmais contribuiu com a economia estadual. Nós ainda frisamos que aqueles que temcondições de consumir neste momento, que deem preferência ao comércio local eas empresas próximas, pois assim estaremos incentivando este setor", disse.

ICF Nacional

No cenário nacional não édiferente, maio registrou a queda mais intensa desde o início da realização dapesquisa em janeiro de 2010, 13,1%. O índice caiu para 81,7 pontos e atingiu omenor patamar desde novembro de 2017, permanecendo abaixo do nível desatisfação, onde se encontra desde 2015. Em relação a maio de 2019, a retraçãofoi ainda maior: -13,7%.

(Ascom Fecomércio, comcolaboração da Ascom CNC)

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