O GIRASSOL

Palmas/TO,

Economia
Panorama

06/11/2020

Consumo das famílias palmenses tem leve queda em outubro, aponta pesquisa Fecomércio

Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, o mês de outubro trouxe questionamentos.

Diferentemente dos meses anteriores queregistraram aumentos consecutivos no índice geral da pesquisa que mede a Intençãode Consumo das Famílias de Palmas (ICF), outubro mostrou uma leve queda de 1,7pontos, o que corresponde a uma variação mensal negativa de 2%. Neste mês, o índicegeral da pesquisa ficou em 85,4 pontos. A pesquisa que é realizada mensalmente pelaConfederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceriacom a Fecomércio Tocantins.

 

Dentreos itens que são questionados aos entrevistados, apenas dois registraram umavariação mensal positiva:  perspectivaprofissional (3,2%) e acesso ao crédito (5,3%).

Nocenário nacional, a ICF cresceu ligeiramente em outubro (+0,9%) e subiu a68,7 pontos. Foi o segundo aumento seguido do índice, que chegou a acumularcinco quedas consecutivas em agosto. Mesmo com as recentes altas, o indicadorregistrou o pior desempenho para um mês de outubro desde o início da sériehistórica, em janeiro de 2010. Além disso, no comparativo anual, houve recuo de26,4% – a sétima retração seguida nesta base comparativa. A ICF está abaixo donível de satisfação (100 pontos) desde abril de 2015.

Opresidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca que a recuperação doconsumo dos brasileiros tem se refletido no aumento das vendas do varejo, nosúltimos meses. “A maior satisfação das famílias reforça a evolução gradual,observada nos dados recentes do comércio”, afirma Tadros.

Voltandopara a capital do Tocantins, os dados relacionados ao consumo em si não sãopositivos. 57% dos entrevistados disseram estar comprando menos atualmentequando comparado ao mesmo período do ano passado. Sobre a expectativa para os próximosmeses, os números demonstram preocupação. A maioria, 44%, acham que o consumonos próximos meses será menor, já 32,2% acredita que será igual e 20,2% que oconsumo será maior.

Parao presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, o mês de outubrotrouxe questionamentos. “Vinhamos de um crescimento constante nos últimos dois meses,em que acreditávamos ser o reflexo da retomada econômica, porém parece queoutubro nos mostrou que devemos ser cautelosos e priorizar o fomento desseconsumo, principalmente nas empresas locais. Estamos às vésperas de meses quetrazem grandes datas para o varejo como a Black Friday e o Natal, com isso, esperamosque nos próximos meses possamos voltar ao ritmo de crescimento”, ressaltou.

Assuntos Relacionados
#economia
Confira Também
Seu bolso

Receita deposita dinheiro do penúltimo lote do Imposto de Renda

Comércio

China retira oficialmente embargo à carne bovina do Brasil

CDL Palmas

Pesquisa revela que os consumidores pretendem gastar o 13º nas compras de Natal

Distrito industrial

Governo e empresários discutem demanda do Distrito Industrial de Palmas

Férias

Férias com as crianças - veja como falar de dinheiro e realizar brincadeiras econômicas