Wednesday, 20 de February de 2019

ECONOMIA


Economia

Empresários participam de curso e rodada de negócios com instituições bancárias na FIETO

03 Aug 2018    10:05
Assessoria de Imprensa FIETO Empresários participam de curso e rodada de negócios com instituições bancárias na FIETO

Quem precisa de dinheiro para investir mas tem pouca disponibilidade para encarar filas de diferentes bancos a fim de conhecer condições de crédito facilitadas pode ganhar tempo e encurtar distâncias por meio da participação no curso Crédito de A a Z, seguido de rodada de negócios, realizados pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) nesta quinta-feira, 02/08, em sua sede em Palmas.

 

Cerca de 40 empresários que compartilham desta realidade participaram dos eventos realizados por meio da parceria do Núcleo de Acesso ao Crédito da FIETO e o projeto Competir com Inovação. As ações buscam capacitar os empresários a fazerem as melhores escolhas em relação a obtenção de crédito e a aproximação das instituições financeiras.

 

No curso Crédito de A a Z, Maria Aparecida Bogado, economista com 30 anos de experiência no Sistema Financeiro Nacional, abordou de forma dinâmica aspectos sobre a tomada de crédito, tais como a identificação da necessidade de financiamento, funcionamento da avaliação para concessão de crédito em instituições financeiras, medidas do governo para ampliar o crédito, linhas disponíveis, possibilidades como consumidor bancário e dicas de gestão financeira.

 

O conselheiro do Sistema FIETO, Tiago Ferreira, representou o presidente da FIETO, Roberto Pires, no segundo momento da programação a Rodada de Negócios. Ele destacou que esta causa é defendida há tempos pela Federação dada sua importância, em especial para micro e pequenas empresas. “O empresariado tem que estar mais participativo para buscar informação e desmistificar tudo que diz respeito a esse universo do acesso ao crédito. Existem muitos mitos e coisas que se ouve de outras pessoas que na prática, junto ao agente financeiro, você vê que pode não ser tudo tão difícil”, destacou Ferreira reforçando a importância da aproximação das instituições.

 

A Rodada de Negócios contou com a presença de representantes do Bradesco, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa, Sicoob, Sicredi, Agência de Fomento, Banco do Povo e BNDES. Cada instituição apresentou, de forma sucinta, suas linhas de atuação e de crédito disponíveis aos empresários industriais. 

 

“A rodada está sendo interessante, pois algo que a gente achava praticamente impossível você vê que não é tão difícil assim, são só alguns ajustes, é algo que tem possibilidade da gente conseguir essas linhas de crédito”, confirmou o diretor da JC Móveis Planejados, Jackson Marcos.

 

Crédito

 

Essencial para a sobrevivência das empresas, o acesso ao crédito com juros competitivos é repetidamente apontado em pesquisas com empresários como um dos principais gargalos ao desenvolvimento industrial. Na Sondagem Industrial da FIETO referente ao 2º trimestre deste ano, por exemplo, a alta taxa de juros aparece em 4º lugar nos apontamentos dos empresários que permanecem com dificuldade de acesso ao crédito. O indicador correspondente a esta dificuldadeapresentou 36 pontos no trimestre, mesmo resultado observado no trimestre anterior.

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Comunicação

Governo, Unitins e TV Cultura firmam parceria para transmissão da emissora no Tocantins

O reitor Augusto Rezende destacou que, “com os meios de comunicação [rádio e TV educativas], esperamos alavancar algumas ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade”.

Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado

Jair Farias também aposta no ecoturismo para desenvolver o Bico do Papagaio. "Um dos pontos turísticos mais bonitos do Tocantins está no Bico do Papagaio, que é o encontro das águas dos rios Araguaia/Tocantins", afirmou.


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira