Tuesday, 16 de July de 2019

ECONOMIA


Agricultura

França Júnior dá curso em Pedro Afonso e diz: “produtor precisa dá salto qualitativo na comercialização de grãos”

05 Sep 2018    19:14

O produtor brasileiro não perde para nenhum produtor do mundo em termos de tecnologia, de manejo e na forma de fazer a lavoura. Ele é muito bom nisso e consegue resultados fantásticos, mas a necessidade que tem agora é fazer um salto qualitativo na sua comercialização. Ainda há muito erro comercial ou perda de oportunidade, às vezes deixa de ganhar por desconhecimento. A reflexão é do economista e consultor Flávio Roberto de França Júnior, que atua há mais de 30 anos em análise agroeconômica e de mercados de commodities.  

 

Nos dias 4 e 5 de agosto, em Pedro Afonso, França Júnior ministrou o Curso de Comercialização e Gestão de risco em Soja e Milho, com 16 horas de duração, para cooperados, integrantes do Núcleo Jovem e colaboradores da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa).

 

“Foi muito feliz a iniciativa da cooperativa em trazer esse tipo de conhecimento, pois é fundamental que o produtor e os colaboradores entendam o processo de formação de preço. No treinamento falamos o tempo todo como o mercado se organiza e que tipos de ações o produtor de grãos pode fazer para melhorar seu desempenho comercial”, pontuou o consultor, que ministrou o curso pela primeira vez no Tocantins.

 

Michel Piton trabalha com o pai Valmir Caetano Piton – que é associado da Coapa –, na propriedade da família no município de Santa Maria do Tocantins, e ficou satisfeito com os conhecimentos adquiridos. Para ele, as informações serão úteis e os participantes agora sabem diferenciar os fatores que influenciam na precificação dos grãos e conhecem melhor o funcionamento do mercado no qual está inserido. “Acredito que conhecendo bem as variáveis do mercado e o momento certo de vender, podemos tem mais lucros”, comentou o jovem produtor rural.

  

O treinamento

 

Segundo a empresa que oferece o treinamento, que foi viabilizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins (Sescoop-TO), o Curso de Comercialização e Gestão de risco em Soja e Milho busca dar subsídios introdutórios, através da análise fundamentalista, ao entendimento do processo de comercialização de soja e milho no Brasil. A abordagem é feita tendo sempre a ótica do mercado, envolvendo as duas pontas do processo, ou seja, a produção e o consumo.

 

Durante a capacitação foram abordados temas como Análise dos fundamentos de oferta, Análise dos fundamentos de consumo, Tendências de curto, médio e longo prazos na Bolsa de Chicago (CBOT), Prêmio de Exportação, Taxa de Câmbio, Sistema de comercialização – mercados físico e a termo, Planilhas de formação de preços, O mercado futuro, Operações de Barter utilizando opções na Bolsa de Mercadorias e Futuros “BM&F” e na CBOT e Análise Técnica. (Ascom Coapa)

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira