Saturday, 21 de September de 2019

ECONOMIA


Economia

Governador Carlesse diz a empresários que o Tocantins está aberto para investimentos em piscicultura

05 Dec 2018    21:01
Esequias Araújo/Governo do Tocantins Governador Carlesse diz a empresários que o Tocantins está aberto para investimentos em piscicultura

A cadeia da piscicultura do Estado é considerada um dos setores estratégicos para diversificar produção no Tocantins. Com foco em investimentos para o setor, o governador Mauro Carlesse recebeu na manhã desta terça-feira, 4, um grupo de empresários. Os principais pontos debatidos foram a legislação e aspectos que envolvem o licenciamento ambiental para empreendimentos do gênero no Tocantins. Mauro Carlesse adiantou que a cadeia da piscicultura é importante e sinalizou com disposição de ajudar o setor a se desenvolver cada vez mais para gerar emprego e renda para o povo.

“O Tocantins tem todas as condições para o desenvolvimento da piscicultura. Temos incentivos fiscais, temos água em abundância e de qualidade, clima favorável e logística privilegiada. E agora, um Governo que pretende ajudar a viabilizar os investimentos nesta área, visando a geração de emprego e também diversificação do potencial produtivo do Estado”, disse o Governador.

O presidente da Associação Brasileira de Piscicultura, Francisco Medeiros, disse que a reunião foi positiva, principalmente porque o governador demonstrou que tem interesse nestas pautas para promover e diversificar a produção em todo o Estado. “Nós estamos solicitando basicamente dois itens, que é a questão do licenciamento ambiental para que possa ser mais rápido, e a liberação da tilápia em tanque rede nos lagos e hidrelétrica, além da política de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], para que possa atrair investimentos não só para a produção, mas também para fábricas de ração e frigoríficos”, pontuou elogiando o retorno positivo por parte do governador Mauro Carlesse.

“Ele demonstrou interesse nessas pautas, inclusive informou que a liberação da tilápia será votada nesta quarta-feira, e esperamos uma votação dentro dos parâmetros que discutimos anteriormente, para que essa atividade se torne importante no Estado”, disse Francisco Medeiros, explicando ainda que somente os lagos da hidrelétrica do Rio Tocantins têm outorga da Agência Nacional de Águas para produção de 200 mil toneladas da espécie, o que significa um acréscimo na produção primária de mais de 1 bilhão de reais por ano. “Aqui nós temos todas as condições, não só pela qualidade da água, temperatura, localização geográfica, mas também insumos competitivos, como farelo de soja e milho”, sustentou.

O secretário interino da pasta do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Wilson Charles de Seixas, ressaltou que as demandas dos empresários, por determinação do governador, já vinham sendo trabalhadas porque favorecem um setor que é considerado importante para o Estado. “O Tocantins nos últimos anos avançou muito pouco nesse setor se considerarmos que saímos de sete toneladas há cinco anos para oito toneladas no momento. O que a atual gestão quer é conceder incentivos para o setor para possamos registrar um crescimento tanto quanto nos outros estados”.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, entende que o Tocantins tem uma legislação com alguns pontos muito exigentes no que diz respeito ao licenciamento ambiental. “Foi importante ouvirmos o setor e buscarmos uma análise de cada ponto apresentado e apresentamos propostas para sanar possíveis entraves que possam estar inviabilizando ou atrasando empreendimentos. A determinação do governador é ouvir, dialogar e buscar soluções”.

A audiência contou com a presença dos empresários Gilvan Barros, deputado estadual de Alagoas e com vários empreendimentos no Tocantins; Valteir Valadares; Gilmar de Carvalho; Vinícius de Carvalho; Francisco Medeiros; Marcos Túlio; da empresária e prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida; além de secretários de Estado e auxiliares do Governo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

MP da liberdade econômica é sancionada; veja os principais pontos

Lei entra em vigor na data da publicação, ainda nesta sexta-feira

PPA

Governo abre consulta pública do PPA 2020-2023 e reafirma gestão voltada às necessidades da população

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a relevância do formato de consultas públicas adotado pelo Governo do Estado, em que foram ouvidas milhares de pessoas de todas as regiões do Tocantins.



Operação Ruptura

Polícia Civil deflagra operação ruptura e prende vários criminosos em Araguaína

Operação resultou na prisão de um indivíduo considerado o chefe do tráfico de drogas em Araguaína


Saúde

Hospital Regional de Miracema amplia serviços e realiza cirurgia inédita

A equipe responsável pelo procedimento foi composta pelo médico urologista Danilo Maranhão; o anestesista Paulo Márcio; o médico auxiliar Jobel Egito e as equipes de enfermagem, técnica de enfermagem e limpeza.


Agenda

Em Brasília, parlamentares do Tocantins buscam recursos para obras

Para o Delegado Rérisson as reuniões foram bastante positivas.


Seu Bolso

Energisa prorroga campanha para negociação de dívidas


Premiação

Nota Quente paga R$ 10.935,88 neste sábado, 21


Saúde

Profissionais de saúde alertam sobre cuidados com as altas temperaturas na Capital


Drogas

Polícia Civil prende quatro traficantes e apreende mais de 30kg de maconha em Gurupi


Honraria

Participante de programa do Instituto TIM vence prêmio global da ONU


Agrotóxicos

Assembleia debate uso de agrotóxico em audiência proposta por Zé Roberto Lula



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira