Wednesday, 20 de June de 2018

Wednesday, 20 de June de 2018

ECONOMIA


Caminhoneiros

Governo propõe reduzir ICMS da gasolina e diesel para 12%

27 May 2018    00:35    alterado em 27/05 às 00:35
Lia Mara Governo propõe reduzir ICMS da gasolina e diesel para 12% Atualmente, a alíquota do imposto desses produtos, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, é de 13,5%.

O governo do Estado está consultando os poderes acerca da viabilidade de proceder a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel e a gasolina no Tocantins. Para isso, estão sendo oficiados a Assembleia Legislativa, o Ministério Público Estadual (MPE), o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Justiça.

Caso haja manifestação positiva, a intenção do governo do Tocantins é enviar Medida Provisória à Assembleia Legislativa propondo uma redução de 12% na base de cálculo do ICMS cobrado sobre o óleo diesel e a gasolina. Atualmente, a alíquota do imposto desses produtos, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, é de 13,5%.

De acordo com o governo, essa desoneração seria uma resposta à sociedade, tendo em vista os transtornos causados pelo movimento grevista dos caminhoneiros em todo o Brasil que já está no quinto dia.

“É importante dar uma resposta à população que está sendo penalizada, já que estamos tendo reflexo não só no abastecimento de combustíveis, mas também de alimentos. Outra preocupação é com relação às atividades preponderantes do Estado, como a segurança pública, o transporte escolar e de ambulâncias para os hospitais”, disse o secretário de Estado da Fazenda, Sandro Henrique Armando.

O gestor ressaltou que essa medida proposta pelo governo do Estado é “paliativa e temporária”, enquanto aguarda uma solução por parte do governo federal.

Segundo o titular da Sefaz, nesta sexta-feira, 25, haverá uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em Brasília, para tratar exclusivamente da tributação do óleo diesel.

Contribuição
O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Estado do Tocantins (Sindcamto), José Aparecido, informou ao CT que a  redução da alíquota do imposto é uma medida importante que a entidade já vinha reivindicando antes da paralisação.

“Nós temos uma nota pedindo que o governo estadual diminua esse ICMS porque isso aconteceu no Rio de Janeiro. Se acontecer, já é uma contribuição. Quem sabe somando essa contribuição do governo daqui com a do governo federal a gente acaba com o sofrimento do povo em consequência dessa paralisação”, avaliou o líder sindical acrescentando que a decisão está nas “mãos” dos governantes. (Cleber Toledo)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

20

PARABÉNS!
PARABÉNS!

15

BOM
BOM

15

AMEI!
AMEI!

14

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

9

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

12

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Economia Greve Caminhoneiros Tocantins Brasil

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Zonas Eleitorais realizam carga e lacração das urnas para o 2º turno

Os mesários que atuaram no primeiro turno das eleições estão automaticamente convocados para participarem do segundo turno.

Saúde

População aprova atendimento da saúde pública no Estado

O professor de geografia, Zezim Dias Lima, morador de Porto Nacional, fez questão de relatar sua experiência ao serviço de ouvidoria da pasta.



Corporatvo

Oi lança APP Oi GIS - Gestão Integrada de Serviços, plataforma para monitoramento e gerenciamento

Disponível para todos os clientes corporativos da Oi que possuem o produto GIS, o aplicativo, já no lançamento, possui aproximadamente 1500 usuários.


Copa 2018

Musa da Inglaterra 'quase infarta' com gol nos acrécimos

Apesar de gostar muito do futebol do atacante inglês Marcus Rashford, a "Musa da Inglaterra" confessa que o jogador mais bonito da Copa do Mundo é o português Cristiano Ronaldo.


Copa 2018

"Musa do Panamá" promete pintar o corpo com as cores do país caso a seleção seja campeã da Copa do Mundo

O concurso 'Musa da Copa - O Original' foi elaborado pelo produtor e fotógrafo Felipe Camargo


Eleições 2018

Vice-prefeito de Pindorama defende eleição de Carlesse; “momento é de eleger o melhor para o Tocantins”


Adapec

Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado


Premiação

Professora da rede municipal leva R$ 10 mil do Programa Nota Quente Palmense


Educação

Ceulp/Ulbra está com inscrições abertas para o Vestibular Extra


Região Central

1ª Pedalada Cultural Cooperativista leva mais de 200 ciclistas em tour histórico por Pedro Afonso


Copa 2018

Gol contra a Alemanha causa “terremoto artificial” na Cidade do México



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira