Saturday, 16 de February de 2019

ECONOMIA


Economia

Governo do Estado apresenta plano de reformas a empresários

09 Feb 2019    16:21    alterado em 09/02 às 16:21
Adilvan Nogueira Governo do Estado apresenta plano de reformas a empresários

Empresários e representantes de entidades classistas conheceram na tarde de ontem, 06/02, ações do Plano de Reforma Administrativa do Governo do Estado apresentadas em reunião com participação do governador Mauro Carlesse e secretariado. A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) se fez presente por meio do representante da instituição no Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE-TO), Esequiel Milhomem, e do vice-presidente da Federação, Emilson Vieira.  

As medidas adotadas e anunciadas preveem congelamento de benefícios, renegociação de dívidas com fornecedores, diminuição de custos e de pastas, além de reduções significativas na folha de pagamento do Estado que ultrapassava R$ 300 milhões de reais. A meta prevê a economia de R$ 496 milhões de reais em um ano e a recuperação da capacidade de investimentos e de pagamento que hoje impede a concessão de empréstimos ao Estado.

O pacote de medidas apresentado pelos secretários das pastas de Administração, Fazenda e Planejamento, Edson Cabral e Sandro Henrique Armando, respectivamente, é considerado impopular, mas essenciais à recuperação da capacidade de investimento do Estado. O crescimento da receita nos últimos 10 anos, também de acordo com a apresentação, foi de 281% não acompanhando o aumento de 448% nas despesas, especialmente com a folha de pagamento.

O governador do Estado, Mauro Carlesse, reforçou que o Governo “está fazendo a parte dele e o que deveria ter sido feito há muito tempo” e que o foco de sua atuação deve ser a atração de recursos e investimentos em infraestrutura e nos serviços essenciais, cabendo às indústrias e à iniciativa privada a condição de provedor de empregos e renda.

Emilson Vieira parabenizou as ações e ratificou a importância da posição da indústria como ofertante dos empregos. “O que nós queremos como empresários é que o Estado seja indutor de desenvolvimento. Estas medidas vão trazer segurança ao investidor e dar condições para que o Estado tenha recursos para novamente investir.  Investia-se 30% da receita e hoje são apenas 2,5%”, disse Vieira.

O secretário chefe da Casa Civil Rolf Vidal conduziu a reunião que contou ainda com a participação do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Estado (ADETUC), Tom Lyra, de representantes de associações do setor de atacadistas, supermercados, hoteleiro, de turismo, agronegócio e concessionárias, do Sistema Fecomércio e Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA).

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira