Thursday, 21 de November de 2019

ECONOMIA


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia

19 Oct 2019    15:38    alterado em 19/10 às 15:38
Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ridoval Darci Chiareloto, visitou, nesta quinta-feira, 17, a empresa Porto Cereais, da família Tomazini, em Porto Nacional, que trabalha com exportação de feijão para os mercados da Índia e China. A visita foi realizada para conhecer o modelo de negócio da empresa que tem interesse em receber os incentivos fiscais concedidos  pelo Governo do Estado para ampliar produção e colocar seu produto no mercado interno.

Há dois anos instalada no município, a empresa Porto Cereais exporta três tipos de feijão, o feijão-mungo-verde, feijão-mungo-preto e o Adzuki que são muito consumidos pela culinária oriental. O produto é plantado pelos produtores de Lagoa da Confusão, onde toda produção é adquirida pela empresa para exportação. Neste primeiro semestre, a empresa enviou aos dois países 21 mil sacos do produto em parceria com a Arbasa Alimentos.

 Segundo o proprietário, Leonardo Alves de Faria, a empresa tem interesse em atender o mercado interno, já que toda produção é exportada, por isso está buscando ser beneficiada com os incentivos oferecidos pelo Governo do Estado para tornar o  produto mais competitivo no Estado e fora dele.

“Precisamos ser agressivos no mercado para enfrentar a concorrência local e os incentivos fiscais iriam reduzir nossa carga tributária para que o nosso feijão possa ser comercializado com preços bem competitivos no mercado interno”, afirmou.

A empresa possui uma Unidade Básica de Semente-UBS, onde são feitos a seleção, armazenamento e distribuição do produto com capacidade de mil sacos por dia, inclusive, com câmara fria, onde o feijão a ser exportado é armazenado à temperatura de 10 graus.

Segundo Leonardo, a empresa está com projeto para construir uma nova Unidade Básica de Semente com capacidade cinco vezes maior, aumentando também o número de empregos oferecidos. A empresa emprega atualmente 21 pessoas.


Visita

Na ocasião, o secretário Ridoval Chiareloto se reuniu com diretores da empresa, onde conheceu o projeto de implantação e expansão da empresa que é única no Estado neste modelo de negócio.  Ridoval Chiareloto apresentou aos diretores os incentivos fiscais que o Governo do Estado dispõe e os critérios para que a empresa possa requerê-los. “O Governo tem total interesse em apoiar empreendimentos como estes que ajudam no desenvolvimento e crescimento do Estado”, afirmou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Unale

Deputados discutem humanização das leis em encontro da Unale

Com o tema principal "Humanizando as Leis em um Novo Tempo", o evento está recebendo 13 dos 24 deputados estaduais do Tocantins.

Serviço

Cia de Teatro UMPONTODOIS realiza seleção para ator convidado

Ator selecionado irá compor o elenco do novo espetáculo, que estreará em março de 2020.


Paralimpíadas

Atleta do Tocantins é premiada durante cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2019

Maria Eduarda Araújo ficou em segundo lugar pela região Norte, no Concurso Cultural promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro


Serviço

TIM busca parceiros para abertura de lojas em três cidades do Tocantins

A TIM oferece ao investidor apoio para sua gestão com orientação para o projeto arquitetônico que a marca possui para suas lojas, incluindo mobiliário e identidade visual.


Pierre de Freitas

Memorial Coluna Prestes recebe exposição de obras do artista Pierre de Freitas


Mobilização

Força tarefa se mobiliza em prol de indígenas venezuelanos refugiados em Palmas


Segurança

Carlesse busca mais recursos para Segurança Pública em audiência com ministro Moro


Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira