O GIRASSOL

Palmas/TO,

Economia
Panorama

17/12/2019

Governo fomenta turismo e cultura e obtém resultados positivos em 2019

Governo priorizou o fomento do turismo e cultura, otimizado os potenciais do Tocantins e desenvolvendo projetos que ampliaram a divulgação dos destinos turísticos

Marcos Lins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), comemora os resultados positivos alcançados em 2019, com ações desenvolvidas nos setores de turismo, cultura e economia criativa. Os trabalhos envolveram a promoção do turismo, a exemplo dos atrativos turísticos do Jalapão, Cantão, Serras Gerais, Ilha do Bananal, pesca esportiva, etnoturismo; além do apoio do Governo do Estado em eventos nacionais e internacionais que permitiram fomentar e divulgar os atrativos turísticos do Tocantins, como rally Sertões, Bota pra Correr, Travessia da Ilha do Bananal de Bike, dentre outros.

Uma das ações de grande impacto, não apenas para o turismo, como também para os demais setores da economia, foi a redução da base de cálculo do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) nos combustíveis de aviação.

Conforme determinação do governador Mauro Carlesse, com base nesse benefício, o presidente da Adetuc, Tom Lyra, realizou diversos contatos com empresas aéreas, tendo como retorno imediato o aumento na oferta de voos de empresas aéreas, parceria para divulgação do Estado nos voos da Emirates e, no último dia 6 de julho, a Azul estreou voo direto ligando Palmas a Recife e oferta de mais quatro voos da companhia a partir de dezembro deste ano.

Qualificação e promoção

Por meio das ações desenvolvidas até o momento, foram qualificadas 108 pessoas para formação de condutores para turismo de observação de aves, nos municípios da região do Jalapão, além de Tocantínia e Xambioá.

O fluxo de turistas na Fazenda Triago, no Jalapão, no período de janeiro a outubro de 2019, foi de 20.432 visitantes. Já nas Dunas, no mesmo período, o registro foi de 33.616 visitantes. Também foi concluído o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) das quatro regiões turísticas: Vale dos Grandes Rios, Bico do Papagaio, Serra Gerais e Peixe.

A Adetuc também participou e apoiou eventos para promoção do turismo e do artesanato, a exemplo Agrotins; Rally dos Sertões 2019, etapa Porto Nacional e etapa São Félix do Tocantins, com as presenças do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto; Futebol Solidário, também com a presença do Ministro do Turismo; Estande Expo Abav 2019; ExpoPalmas 2019; FenePalmas 2019; Meia Maratona do Tocantins, em Palmas; World Travel Market – WTM London 2019, em parceria com o Consórcio Brasil Central; 31ª edição da Feira Internacional de Turismo (Festuris) 2019, em Gramado; Festival Gastronômico de Miracema; Festival Gastronômico de Arraias, além da participação na Festa da Colheita do Capim Dourado na Comunidade Mumbuca; Fórum Efeitos do Turismo no Desenvolvimento Regional de Serras Gerais, em Natividade.

Já o número de visitantes registrado, em parceria com a Fecomércio, no período de temporada de praia do Tocantins, em 2019, contabilizou um aumento de 20% em relação a 2018, gerando mais de 2,5 mil empregos diretos e cerca de 7 mil indiretos.

 Política internacional

O presidente da Adetuc também teve oportunidade de representar as potencialidades regionais do Tocantins em vários estados brasileiros e em outros países. Em maio, participou da Feira de Turismo ITB, em Xangai, China; reuniões executivas em Pequim, Hong Kong, Catar, Emirados Árabes e França; e participação na Feira Internacional de Turismo WTM, em Londres. A ação atendeu determinação do governador Mauro Carlesse na intensificação das ações de promoção do turismo tocantinense no mercado internacional.

Tom Lyra esteve ainda em feira de turismo em São Paulo, a WTM; encontro do setor hoteleiro em Goiânia, Conotel, e representou o Estado no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Também retomou as atividades do Fórum Estadual de Turismo (Foestur), que permaneceu inativo por mais de um ano.

Visando conhecer de perto os atrativos do Estado e escutar as demandas de prefeitos e empresários, também visitou várias localidades, como os municípios do Bico do Papagaio e do Jalapão, Taguatinga, Natividade, Ilha do Bananal, incluindo as etnias Javaé e Karajá, fomentando encontro inédito de lideranças Karajá com o governador Mauro Carlesse, na sede do Poder Executivo.

Turismo

O setor foi evidenciado por uma série de ações realizadas no primeiro semestre. O lançamento do programa Investe Turismo, do Governo Federal, em parceria com Sebrae e estados, trouxe a Palmas o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O Estado teve quatro municípios beneficiados pela ação, a Capital, Ponte Alta, Mateiros e São Félix, estes três últimos na região do Jalapão.

O principal cartão postal do Estado também foi sede da primeira edição do Bota Pra Correr Olympikus, competição que contou com a parceria do Governo do Estado e reuniu, entre competidores e organização, mais de 400 pessoas, gerando renda aos moradores locais, seja pela contratação direta de serviços, com a venda de artesanato ou ocupação de hotéis e restaurantes.

A Superintendência de Turismo atuou em várias outras frentes, como elaboração de projetos, incluindo o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, realização de cursos e oficinas, mobilização dos municípios visando a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, elevando a participação para 49 municípios tocantinenses, além do apoio à reativação/implantação de sete instâncias de governanças regionais, que facilitarão o acesso aos recursos federais voltados ao desenvolvimento do setor.

A ação de inserção de empreendimentos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) registrou atendimento a mais de 500 prestadores de serviços turísticos.

A Adetuc, em parceria com algumas instituições, também realizou um grande evento de divulgação turística da região das Serras Gerais, que envolveu oito municípios, e incluiu veiculação de informações técnicas, exposição de artesanato, comidas típicas e apresentações artísticas no Memorial Coluna Prestes.

Em novembro, os gestores municipais e os representantes do trade do turismo de cinco municípios que compõem a região do Cantão - Caseara, Araguacema, Marianópolis, Pium e Divinópolis – participaram do 1° Workshop de Turismo de Aventura, Ecoturismo, Pesca Esportiva e Artesanato. O evento teve como intuito discutir questões voltadas à promoção do turismo e da cultura da região do Cantão, por meio de palestras.

Cultura

Visando novas oportunidades de trabalho e renda, a Superintendência de Cultura realizou o recadastramento de artistas de vários segmentos e o levantamento das necessidades dos municípios em relação à produção do artesanato e das tradições culturais de todas as regiões do Estado, por meio do projeto Choque Cultural. Foram visitados municípios das regiões Jalapão, Bico do Papagaio, Sudeste, Centro-Oeste, totalizando 38 municípios e abrangendo mais de mil pessoas.

O retorno dos grandes eventos de estímulo à produção artística regional, como o projeto Sexta Cultural, com seis edições em Palmas, iniciado em agosto, reunindo música, artesanato, gastronomia, literatura e outras manifestações culturais, no Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis. Participaram 36 artesãos, foram comercializadas 217 peças, no valor total de R$ 4.721,00. A 1ª temporada contou ainda com 25 apresentações musicais, envolvendo 100 músicos, 12 intervenções artísticas, entre dança e, com a participação de 50 artistas. O Memorial voltou a ter uma agenda de atividades, que incluiu a exposição em homenagem ao ex-governador Siqueira Campos, em parceria com o conselheiro do TCE, Wagner Praxedes, que atraiu cerca de 6 mil visitantes.

O Governo do Estado, em parceria com o deputado federal Tiago Dimas, por meio da Adetuc, realizou a exposição fotográfica, na Câmara Federal, em Brasília, intitulada Potencial turístico e cultural do Tocantins. Foram expostas 14 imagens do Estado que foram vistas por um público diário estimado em aproximadamente 5 mil pessoas.

O fomento à participação tocantinense nas feiras de artesanato de âmbito nacional, com matérias-primas que compõem a riqueza da produção tocantinense é outra missão do setor. Artesãos e associações selecionadas por edital foram levados a Brasília, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Foram comercializadas 13.876 peças artesanais no valor de total de R$ 303.988,00, sendo ainda encomendas mais de 104 mil peças no valor estimado de R$ 7.254,00, com a participação de 33 artesãos diretamente e 1.438 indiretamente. O artesanato local também conquistou os visitantes do Espaço Empresarial na Agrotins.

Já a participação social, por meio do grupo Amigos do Palacinho, estimulou ações importantes voltadas para a recuperação do Museu Histórico do Tocantins, que abrigou a primeira sede oficial do Governo. Depois de oito meses fechado para revitalização, o museu foi reaberto à visitação no dia 19 novembro.

O Governo também promoveu incentivo às artes visuais, homenageando o artista plástico Pierre de Freitas, com 1° Festival de Arte e Cultura Pierre de Freitas, realizado em Taquaruçu, além da exposição em novembro, no Memorial Coluna Prestes. Apoio à realização do encontro dos coordenadores estaduais de artesanato, em Palmas, pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que contou com a participação do coordenador nacional do artesanato, Fabrício Magalhães, e com a participação de 19 coordenadores estaduais.

Gestão

Segundo o presidente da Adetuc, Tom Lyra, em 2019, o governador Mauro Carlesse não mediu esforços para fomentar o turismo e a cultura, otimizando os potenciais do Tocantins e desenvolvendo projetos que ampliaram a divulgação, em âmbito nacional e internacional, dos destinos turísticos, que associados à valorização e à qualificação das atividades culturais, será possível prospectar para 2020, resultados de crescimento e fortalecimento de toda a cadeia do turismo e da cultura. Todas essas ações elencadas pelo Governo têm como propósito gerar o desenvolvimento econômico e social do Tocantins, por meio da exploração sustentável dos recursos naturais e potenciais turísticos, garantindo a preservação das tradições culturais e a produção diversificada e única do artesanato produzido no Cerrado tocantinense.

“Acreditamos que as ações planejadas e executadas em 2019 demonstram o compromisso do governador Mauro Carlesse, que nos incumbiu de trabalhar em favor do desenvolvimento econômico e social, por meio do fomento ao turismo e à cultura. Nesse sentido, esperamos colher bons resultados em 2020, com o crescimento das ofertas de trabalho, gerando oportunidades e renda para sociedade, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo a economia criativa do Estado”, conclui o presidente da Adetuc.

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