Thursday, 12 de December de 2019

ECONOMIA


Serviço

Governo, por meio do Sine, orienta trabalhadores para habilitar a Carteira de Trabalho Digital

15 Nov 2019
Governo, por meio do Sine, orienta trabalhadores para habilitar a Carteira de Trabalho Digital

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine), orienta  trabalhadores para que habilitem a Carteira de Trabalho Digital(CTPS Digital) e ensina o passo a passo de como fazer o documento pela internet.

A carteira digital deverá, com o tempo, substituir a carteira física. Até 2020 a carteira física deixará de ser emitida e entre as vantagens, a nova carteira digital disponibilizará as informações no sistema, podendo ser acessadas a qualquer momento.

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Acesso.gov.br. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital, ou clicando no link a seguir Acesso.gov.br

O documento também pode ser feito via Aplicativo CTPS Digital, instalado em smartphones com sistema operacional Android e IOS e funcionará como uma extensão do documento físico. Por meio do aplicativo é possível, também, consultar os contratos de trabalho, em que são disponibilizadas informações referentes aos seus vínculos como os dados da empresa contratante e cargos e salários.

O gerente de planejamento do Sine Tocantins, Raimundo Novaes (Badinho), explica que a recomendação do Ministério do Trabalho é para que o próprio trabalhador entre no site Aplicativo.gov.br e faça o cadastro, habilitando seu documento digital. “A proposta é para que a habilitação da carteira de trabalho deixe de ser domínio do Sine e possa ser feita pelo próprio aparelho celular, caso a pessoa tenha dificuldade pode se dirigir à unidade do Sine em seu município”, explica.

Outra orientação é para que, nos municípios onde não há Sine, as prefeituras disponibilizem um computador, com acesso à internet, para que os trabalhadores habilitem o documento digital; como também um técnico para orientar sobre como habilitar o documento e sobre como funciona a CTPS Digital.

O diretor do Sine, José Alberto Guimarães (Gordo), informa que a caderneta da Carteira de Trabalho física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador e emitida pelo Sistema Nacional de Emprego. “A tendência é que nos próximos anos o documento físico seja substituído pelo digital. Recomendamos que os usuários não se preocupem com a transição já que o sistema é seguro. Na carteira digital as informações estarão disponíveis a qualquer momento”, afirma o diretor.

Outras vantagens apontadas pelo diretor se referem à tecnologia. “A carteira de digital não molha, não rasga, não se perde. Com relação às informações guardadas, o trabalhador terá o benefício de ter na carteira digital todas as informações, evitando gastos, em tempo, facilitando o processo da  aposentadoria”,  pontua.   

A gerente de Núcleos do Sine, Meiri Bezerra, informou que entre as ações, realizadas pelo Governo do Tocantins, para orientar e fomentar a habilitação da Carteira de Trabalho Digital pode-se destacar também as capacitações de técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para a emissão de Carteiras de Trabalho Digitais (CTPS- Digital), ações que vêm sendo realizadas em municípios do estado. O trabalho é realizado via Sine, por meio da Setas, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins SSP-TO.

Nesta semana a equipe do Sine esteve fazendo as orientações nos municípios de São Miguel do Tocantins, Sítio Novo, Luzinópolis e Angico.

Passo a passo

Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por “CTPS Digital” e baixar a ferramenta.

 A próxima tela são os informes:

Em seguida, irá aparecer uma tela com quatro opções (Entrar, Solicitar 1ª via, Solicitar 2ª via, Perguntas Frequentes).  Quem tiver a senha cadastrada no cidadão.br e Sine Fácil, precisará apenas colocar essa senha (será mesma senha para os dois aplicativos). Neste caso, basta clicar em “Entrar”:

Será necessário ler a política de privacidade, concordar e aceitar.

Em seguida, será necessário digitar o CPF, a senha e clicar novamente em “Entrar”.

Quem não tiver senha ainda, precisará criar uma, clicando em “Primeiro Acesso no cidadão.br” ou em “Cadastre-se”.

Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física ao tentar instalar o aplicativo mobile. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, é possível também solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de Trabalho. As opções aparecem na terceira tela que se abre assim que o aplicativo é instalado. Nesse caso não é necessário passar pela autenticação. Basta clicar na opção desejada, preencher o formulário de pré-cadastro válido por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento.

Algumas unidades de atendimento de emissão de CTPS requerem agendamento prévio. Para verificar se o posto de sua preferência tem essa obrigatoriedade o trabalhador pode entrar no link.

Essa solicitação também pode ser feita pela internet, caso o trabalhador não queira baixar o aplicativo. O endereço é o https://precadastroctps.trabalho.gov.br.

COMPARTILHE:


Confira também:


Refis 2019

Prazo para negociar dívidas no Refis 2019 termina no próximo dia 20 de dezembro

As negociações estão acontecendo nas três unidades do Resolve Palmas – Avenida JK, Capim Dourado Shopping e Taquaralto

Araguaína

MPF ajuíza Ação Civil Pública contra Claro e Anatel por má prestação de serviços em Araguaína e região

A Ação Civil Pública tem como objetivo reconhecer o vício de qualidade na prestação de serviço de telefonia móvel da Claro em Araguaína e região.



TJTO

Desembargador Ronaldo Eurípedes nega pedido de liberdade provisória a Iury Italu Mendanha

E arrematou sua decisão ponderando que, “em detida análise da ação penal originária, não se verifica desídia ou omissão, seja da autoridade judiciária ou do Ministério Público, que estão exercendo seus respectivos encargos de forma devida e em conformidade


Seciju

Governo do Tocantins realiza dia D de atendimentos em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

Ação foi realizada através de parceria entre diferentes secretarias de estado e contou com emissão de documentos, realização de palestras e outras atividades.


Sustentabilidade

Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda elege novos membros e mesa diretora

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo, e deliberativo que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


Boas novas

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid


Melhorias

Rodovia que liga Taquaruçú a Buritirana recebe manutenção corretiva e preventiva


Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira