Monday, 21 de May de 2018

Monday, 21 de May de 2018

ECONOMIA


Financiamento Habitacional

Governo pretende incentivar bancos públicos a operar no financiamento habitacional captando recursos do FGTS

07 Feb 2018    17:31

Atualmente, os financiamentos cuja origem de recursos advém do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) somente são concedidos pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Enquanto a Caixa opera em todas as linhas disponíveis no mercado, o BB dedica-se exclusivamente para financiamentos fora do Minha Casa Minha Vida. A ideia central da abertura seria fomentar a concorrência e também deixar que a Caixa volte suas operações exclusivamente para o Programa Minha Casa Minha Vida.

 

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Wilson Rascovit, a proposta ainda não atraiu os bancos privados, uma vez que eles trabalham com juros tabelados. “Além disso, não se trata de uma operação muito simples, cabendo passar ainda por aprovação do Conselho Curador do FGTS”, acrescenta.

 

Para o mercado imobiliário e para o mutuário/consumidor, a entrada de novos bancos nessa modalidade de financiamento é vista com bons olhos, pois acaba abrindo o leque de fornecedores. “Nessa situação, a pesquisa por melhores condições de contratação faz com que o mercado se torne mais favorável para a ponta consumidora”, avalia Wilson Rascovit.

 

Segundo o vice-presidente da ABMH, além de oferecer uma taxa de juros mais atraente, pensando pelo lado competitivo do mercado, quando temos mais de uma empresa oferecendo o mesmo produto, sobressaí aquela que apresenta melhores condições secundárias, como atendimento, taxas de administração mais acessíveis, não imposição de venda casada, dentre outras medidas que atraem o consumidor. “Para negócios, a concorrência é sempre bem-vinda”, lembra.

 

Pensando pelo lado das instituições financeiras, o Wilson Rascovit diz que cabe salientar que o crédito imobiliário é de extrema valia, pois esta modalidade de operação realizada pela linha do FGTS apresenta baixa inadimplência e permanece a garantia real sobre o imóvel, responsável pelo pagamento da dívida em caso de inadimplência do mutuário. “Portanto, pensar em fornecer um produto mais seguro e cuja origem de recursos pode ser uma fonte atraente de negócios pode ser uma excelente oportunidade para as instituições financeiras privadas”, finaliza.

 

Sobre a ABMH – Idealizada 1999 e mantida por mutuários, a Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo difundir as formas de defesa de quem compra imóveis, em juízo ou fora dele, com o efetivo cumprimento dos dispositivos legais. Atualmente, a Associação possui representações em nove estados (confira abaixo), além do Distrito Federal, e presta consultoria jurídica gratuita.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

17

PARABÉNS!
PARABÉNS!

12

BOM
BOM

17

AMEI!
AMEI!

19

KKKK
KKKK

17

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

15

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

19

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Financiamento Habitacional FGTS Brasil

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Kátia Abreu: “vou fechar a torneira da corrupção para devolver o dinheiro do povo”

Candidata recebe apoio em Pedro Afonso e Itacajá ao apresentar propostas para desenvolvimento e combate à pobreza

Eleições 2018

“Salvadores da pátria levaram TO à bancarrota”, diz Carlesse

“Os que de fato lutam para melhorar o Estado estão aqui, nesse palanque, porque acreditam em um projeto de estabilidade. Que lutam por um Tocantins melhor para todos”, disse, sobre seus aliados.



Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas

Apurou-se que as ameaças se intensificaram e a vítima, coagida e intimidada, aceitou entregar a quantia de R$ 300,00


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins

Vicentinho Alves demonstrou preocupação com as contas públicas e destacou a necessidade do governo do Estado “não gastar mais do que arrecada”.


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar

A solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 17, contou com a presença da secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar e do comandante da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar


Campanha

Hospital Municipal de Araguaína conscientiza pais sobre abuso e exploração sexual infantil


Festival

Festival atrai pesquisadores do circo brasileiro


Mário Lúcio

“Entendo que só a política séria pode melhorar a vida das pessoas”, diz Mário Lúcio na TV em Araguaína



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira