Sunday, 25 de February de 2018

Sunday, 25 de February de 2018

ECONOMIA


Financiamento Habitacional

Governo pretende incentivar bancos públicos a operar no financiamento habitacional captando recursos do FGTS

07 Feb 2018    17:31

Atualmente, os financiamentos cuja origem de recursos advém do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) somente são concedidos pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Enquanto a Caixa opera em todas as linhas disponíveis no mercado, o BB dedica-se exclusivamente para financiamentos fora do Minha Casa Minha Vida. A ideia central da abertura seria fomentar a concorrência e também deixar que a Caixa volte suas operações exclusivamente para o Programa Minha Casa Minha Vida.

 

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Wilson Rascovit, a proposta ainda não atraiu os bancos privados, uma vez que eles trabalham com juros tabelados. “Além disso, não se trata de uma operação muito simples, cabendo passar ainda por aprovação do Conselho Curador do FGTS”, acrescenta.

 

Para o mercado imobiliário e para o mutuário/consumidor, a entrada de novos bancos nessa modalidade de financiamento é vista com bons olhos, pois acaba abrindo o leque de fornecedores. “Nessa situação, a pesquisa por melhores condições de contratação faz com que o mercado se torne mais favorável para a ponta consumidora”, avalia Wilson Rascovit.

 

Segundo o vice-presidente da ABMH, além de oferecer uma taxa de juros mais atraente, pensando pelo lado competitivo do mercado, quando temos mais de uma empresa oferecendo o mesmo produto, sobressaí aquela que apresenta melhores condições secundárias, como atendimento, taxas de administração mais acessíveis, não imposição de venda casada, dentre outras medidas que atraem o consumidor. “Para negócios, a concorrência é sempre bem-vinda”, lembra.

 

Pensando pelo lado das instituições financeiras, o Wilson Rascovit diz que cabe salientar que o crédito imobiliário é de extrema valia, pois esta modalidade de operação realizada pela linha do FGTS apresenta baixa inadimplência e permanece a garantia real sobre o imóvel, responsável pelo pagamento da dívida em caso de inadimplência do mutuário. “Portanto, pensar em fornecer um produto mais seguro e cuja origem de recursos pode ser uma fonte atraente de negócios pode ser uma excelente oportunidade para as instituições financeiras privadas”, finaliza.

 

Sobre a ABMH – Idealizada 1999 e mantida por mutuários, a Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo difundir as formas de defesa de quem compra imóveis, em juízo ou fora dele, com o efetivo cumprimento dos dispositivos legais. Atualmente, a Associação possui representações em nove estados (confira abaixo), além do Distrito Federal, e presta consultoria jurídica gratuita.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

5

PARABÉNS!
PARABÉNS!

3

BOM
BOM

4

AMEI!
AMEI!

5

KKKK
KKKK

2

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Financiamento Habitacional FGTS Brasil

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


PDRIS

Marcelo Miranda entrega trechos de rodovias recuperadas no norte do Estado

Foram entregues, nesta etapa, 176,76 km de rodovias recuperadas pelo Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS)

Mulheres

Mulheres poderão participar de cursos para aprender fazer reparos, manuseio de ferramentas e uso de máquinas elétricas

Oficinas em comemoração ao Dia da Mulher são oferecidas de graça pela Ferpam; inscrições vão até o dia 06 de março


Concurso

Vencedores de concurso de redação, filhos de moradores do Residencial Lago Sul I, ganharão bicicletas

Crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, filhos dos moradores do Residencial Lago Sul I, estão participando do I Concurso de Redação promovido pela Secretaria Municipal de Habitação com tema “O Meio Ambiente do Meu Condomínio”


Saúde

Deputados mobilizam-se para evitar perda de recursos na Saúde

Com a avocação, o projeto será incluído na ordem do dia da próxima sessão ordinária, prevista para a manhã desta quinta-feira, 22, e deve ser aprovado com facilidade para que o Estado não seja punido pelo governo federal


Tocantins

Tocantins recebe oficinas de formação do projeto Formação para o Controle Social no SUS


Unitins

Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado


TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira