Tuesday, 01 de December de 2020

ECONOMIA


Seu bolso

Inadimplência do consumidor fica próxima à estabilidade em junho, diz Boa Vista SCPC

08 Jul 2015

A inadimplência do consumidor beirou a estabilidade em junho de 2015, variando apenas 0,3% na comparação com o mês anterior (maio/15) de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), na avaliação da série com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses (julho/14 a junho/15 contra os 12 meses antecedentes) a inadimplência subiu 1,5%, e na avaliação interanual (junho/15 contra junho/14) a alta foi de 1,2%.

 

Mesmo com a piora de diversos indicadores macroeconômicos nos últimos meses, como o aumento da desocupação no mercado de trabalho, elevação dos juros e tributos, entre outros fatores, o consumidor se mantém cauteloso e isso contribui para que ainda não seja observada uma maior deterioração na inadimplência das famílias. Com isso, a Boa Vista SCPC estima que o Indicador de Inadimplência do Consumidor encerre 2015 com ligeiro crescimento, em torno de 3,0%.  

Regiões

Na análise regional, a avaliação mensal (junho/15 contra maio/15) na série com ajuste sazonal, todas as regiões apresentaram queda da inadimplência, exceto a região Sudeste, onde os números registraram alta de 1,9%. Nas demais regiões, a inadimplência caiu: 3,4% no Norte, 1,8% no Centro-Oeste e 1,2% no Nordeste e no Sul.

Varejo

Na análise do varejo, a avaliação mensal dessazonalizada apresentou no resultado nacional elevação de 1,9%. Com exceção da região Sudeste, onde a inadimplência obteve alta, de 5,3%, houve queda nas demais regiões: 2,9% no Nordeste, 2,4% no Centro-Oeste, 2,1% no Sul e 1,3% no Norte.

 
Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia/

 

Sobre a Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

A empresa coloca à disposição dos brasileiros serviços que os ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC também opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira