Wednesday, 26 de June de 2019

ECONOMIA


Pessimismo

Indicador de consumo cai pela terceira vez consecutiva

31 May 2019    16:19    alterado em 31/05 às 16:19
Indicador de consumo cai pela terceira vez consecutiva

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 0,6% em maio, em comparação com o resultado de abril, ficando em 98 pontos. Esta é a terceira queda consecutiva do índice, divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em parceria com a Fecomércio Tocantins.

“Essa queda demonstra um sentimento de pessimismo dos consumidores, que estão mais precavidos por conta das incertezas no âmbito da economia, principalmente em relação ao desemprego e à instabilidade política”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

Os únicos itens que alcançaram variações mensais positivas foram: Perspectiva Profissional, com aumento de 0,9%; e Avaliação da Renda Atual, com 1,5%. Os itens que mais se destacaram negativamente foram: Perspectiva de Consumo, com -3,8%; Momento para Aquisição de Duráveis, com -2,9%; e Nível de Consumo, com -1,2%.

2018
Já em relação ao ano passado, a maioria dos itens alcançaram variações positivas: o principal indicador da pesquisa cresceu 3,7%, o Nível de Consumo aumentou 19% e a Situação Atual do Crédito subiu 15%. “Isso significa que, apesar de estarmos observando resultados negativos em comparação com o mês de abril, a intenção de consumo de modo geral está melhor este ano do que estava no mesmo período do ano passado”, esclarece Fabiane.

 Veja na lista a seguir o que significa cada item analisado pela Intenção de Consumo das Famílias (ICF).

 Situação Atual do Emprego: Como o consumidor se sente, em relação ao seu emprego, em comparação com a sua situação nesse mesmo período do ano passado.

Perspectiva Profissional: A visão do responsável pelo domicílio sobre possível melhora profissional nos próximos seis meses.

Avaliação da Renda Atual: O ponto de vista do entrevistado sobre a renda familiar em comparação ao mesmo período do ano passado.

Situação Atual do Crédito: A visão do entrevistado sobre o acesso a empréstimos e crédito para comprar a prazo, em comparação com o ano passado.

Nível de Consumo: Se a família do entrevistado está, atualmente, comprando mais, menos ou igual ao ano passado.

Perspectiva de Consumo: Sobre como será consumo da família e da população em geral nos próximos meses.

Momento para Aquisição de Duráveis: Os entrevistados avaliam se atualmente é um bom ou mau momento para as pessoas comprarem mercadorias duráveis, como eletrodomésticos, TV, som, etc.

COMPARTILHE:


Confira também:


Para Servidores

Marilon Barbosa propõe que prefeita envie à Câmara Projeto de Lei que autorize o empréstimo consignado de recursos do PreviPalmas

Ele ainda sugeriu no anteprojeto que os recursos do PreviPalmas para empréstimos consignados aos servidores públicos municipais sejam alocados no Banco do Povo como linha de crédito exclusiva para empréstimos a esta finalidade.

Ferrovia Norte-Sul

Início das operações da Ferrovia Norte-Sul, entre Anápolis e Porto Nacional, é anunciada

Executivos anunciam que operadora está pronta para fazer o transporte de cargas industrializadas, num trecho de 800 km




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira