Monday, 10 de December de 2018

ECONOMIA


Panorama

Intenção de consumo registra leve queda em outubro, aponta Fecomércio-TO

19 Oct 2018    13:16    alterado em 19/10 às 13:16
Intenção de consumo registra leve queda em outubro, aponta Fecomércio-TO

Comparando com o mês de setembro, a pesquisa que mede a intenção de consumo das famílias de Palmas revelou que houve um pequeno declínio em seu índice geral nesse mês, 0,4 pontos. Ao contrário, se comparado ao mesmo período de 2017, o índice revela um aumento de 5,4 pontos, ou seja, este ano, o consumo no mês de outubro está maior. A pesquisa é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

A assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso, explica que esta queda não representa uma preocupação. “Como a queda obteve um nível muito baixo e levando em consideração o percentual de confiança da pesquisa, podemos dizer que o índice se manteve neste mês. Os empresários do comércio não precisam se assustar, porém é preciso analisar todo o cenário”, ressaltou.

Segundo o economista da CNC, Antonio Everton, as famílias têm se mostrado reticentes com relação às intenções de consumo. “A lenta recuperação do mercado de trabalho, o comportamento dos juros, o elevado endividamento, a alta do dólar, os reajustes das tarifas e, principalmente, a indefinição quanto ao rumo da economia em 2019, influenciaram a decisão de compra”, pontua. A pesquisa nacional também registrou queda neste mês.

Ainda sobre a ICF de outubro, 70,4% disseram se sentir mais seguros em seus empregos e 40,6% não acreditam que terão melhora profissional nos próximos meses. 49,8% dos entrevistados acreditam que sua renda familiar está melhor que no mesmo período do ano passado. Já 75,3% percebem que o acesso ao crédito está mais difícil e 56,9% consideram um mau momento para aquisição de bens duráveis. Sobre o cenário atual, os consumidores disseram estar comprando menos (59%). Com relação a perspectiva para os próximos meses, a maioria (39,6%) acredita que o consumo deverá ser menor neste ano.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

41

PARABÉNS!
PARABÉNS!

22

BOM
BOM

19

AMEI!
AMEI!

22

KKKK
KKKK

22

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

20

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Consumo Economia Palmas Tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira