Saturday, 23 de February de 2019

ECONOMIA


Panorama

Intenção de consumo registra leve queda em outubro, aponta Fecomércio-TO

19 Oct 2018    13:16    alterado em 19/10 às 13:16
Intenção de consumo registra leve queda em outubro, aponta Fecomércio-TO

Comparando com o mês de setembro, a pesquisa que mede a intenção de consumo das famílias de Palmas revelou que houve um pequeno declínio em seu índice geral nesse mês, 0,4 pontos. Ao contrário, se comparado ao mesmo período de 2017, o índice revela um aumento de 5,4 pontos, ou seja, este ano, o consumo no mês de outubro está maior. A pesquisa é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

A assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso, explica que esta queda não representa uma preocupação. “Como a queda obteve um nível muito baixo e levando em consideração o percentual de confiança da pesquisa, podemos dizer que o índice se manteve neste mês. Os empresários do comércio não precisam se assustar, porém é preciso analisar todo o cenário”, ressaltou.

Segundo o economista da CNC, Antonio Everton, as famílias têm se mostrado reticentes com relação às intenções de consumo. “A lenta recuperação do mercado de trabalho, o comportamento dos juros, o elevado endividamento, a alta do dólar, os reajustes das tarifas e, principalmente, a indefinição quanto ao rumo da economia em 2019, influenciaram a decisão de compra”, pontua. A pesquisa nacional também registrou queda neste mês.

Ainda sobre a ICF de outubro, 70,4% disseram se sentir mais seguros em seus empregos e 40,6% não acreditam que terão melhora profissional nos próximos meses. 49,8% dos entrevistados acreditam que sua renda familiar está melhor que no mesmo período do ano passado. Já 75,3% percebem que o acesso ao crédito está mais difícil e 56,9% consideram um mau momento para aquisição de bens duráveis. Sobre o cenário atual, os consumidores disseram estar comprando menos (59%). Com relação a perspectiva para os próximos meses, a maioria (39,6%) acredita que o consumo deverá ser menor neste ano.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira