Tuesday, 19 de February de 2019

ECONOMIA


Endividamento

Nível de endividamento da capital se manteve estável em Outubro

13 Nov 2018    16:12    alterado em 13/11 às 16:30

O endividamento dos palmenses é medido mensalmente por meio da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. Em outubro, 69% disseram estar endividados na capital, queda de apenas 0,2% quando comparado a setembro, se mantendo estável. Esse porcentual representa que mais de 56 mil pessoas se consideram endividados em Palmas, mas desse número, uma pequena parcela de 13,1% está com dívidas em atraso e somente 0,4% não terão condições de pagar.

Segundo o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, esse porcentual de famílias em atraso condiz com o cenário atual. “Ainda que seja baixo, o porcentual de pessoas que tem dívidas atrasadas deve ser levado em consideração. Mas sabemos que o momento de nossa economia anda delicado, principalmente, pelas diversas mudanças políticas ocorridas nos últimos meses. O Tocantins é um estado onde grande parte dos empregos ainda advém do funcionalismo público. Isso pode ter afetado o orçamento familiar”, explicou.

A PEIC (Pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor) demonstra que 57,5% dos entrevistados consideram-se pouco endividados, mas segundo a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso, essa percepção deve ser mudada. “Os consumidores se consideram pouco endividados, porém quando avaliamos o percentual da renda familiar gasto com dívidas podemos perceber que ele ultrapassa a média de 32%. O consumidor deve se atentar para essa percepção e não ultrapassar seus limites para não se tornar inadimplente”, alerta.

Ainda na mesma pesquisa, 74,1% dos consumidores disseram que comprometem sua renda familiar com dívidas entre 11 a 50%, sendo a média em torno de 32,9%. Já sobre o tempo dessa dívida, 43,8% responderam que possuem dívidas com prazos maiores que um ano, computando uma média de 7,9 meses. O cartão de crédito continua em primeiro lugar do tipo de dívida mais comum.


COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Fantoche

PF prende presidente da CNI, Robson Andrade

Investigação mira convênios de unidades do Sistema S

Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.



Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários

O processo seletivo simplificado será composto por três etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo análise curricular, comprovação de experiência profissional, avaliação de títulos e entrevista.


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira