Tuesday, 23 de July de 2019

ECONOMIA


Brasil

Oi Futuro e British Council abrem inscrições para a segunda edição do Programa Pontes

11 Jan 2019    17:28    alterado em 11/01 às 17:28

O Oi Futuro e o British Council abrem nesta quinta-feira, 10 de janeiro, as inscrições para a segunda edição do Programa Pontes, edital de fomento a projetos culturais com foco na internacionalização de festivais artísticos de todo o Brasil. Produtores de festivais de linguagens variadas podem inscrever suas propostas até dia 28 de fevereiro nos sites do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br) e British Council (www.britishcouncil.org.br).
 
O programa vai destinar um total de R$ 500 mil para dez festivais brasileiros dispostos a receber artistas do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) para residência cocriativa, com oportunidades de conexão e experimentação com criadores brasileiros. Para se candidatar, o festival deve propor atividades relacionadas a essa residência com amplo alcance e benefícios mútuos para artistas britânicos e a plateia local. O produtor cultural não precisa estar inscrito em leis de incentivo à cultura, já que o programa é realizado com financiamento direto das duas instituições, podendo inclusive beneficiar projetos de estados que não são contemplados por essas leis.  As residências devem durar no mínimo duas semanas e resultar necessariamente em trabalhos artísticos originais e abertos ao público. A lista de referência de criadores britânicos pode ser acessada no site do British Council Brasil (www.britishcouncil.org.br ).,
 
“O Oi Futuro acredita na potência dos festivais para fortalecer o diálogo entre artistas, formar novos públicos e renovar a vida nas cidades. Com esta segunda edição do Programa Pontes, ampliamos nossa rede e consolidamos nossa atuação no estímulo a conexões”, afirma Roberto Guimarães, gerente executivo de Cultura do Oi Futuro.
 
"Estamos felizes com a continuidade do Pontes, que se mostrou um programa estratégico e relevante à sustentabilidade dos festivais, bem como de apoio ao aprofundamento de parcerias internacionais duradouras com o setor artístico local”, diz Cristina Becker, gestora de Artes do British Council .
 
Resultados
Na primeira edição do programa, em 2018, dez projetos de sete estados brasileiros foram contemplados e receberam aporte financeiro para incluir residências de criadores britânicos em suas programações e promover o intercâmbio cultural, contribuindo para a formação de redes internacionais nas artes e troca de experiências. Cerca de 300 artistas brasileiros e público de mais de 35 mil pessoas foram impactadas pelas atividades promovidas por meio do Programa Pontes.
 
O Programa Pontes é fruto de uma parceria inédita entre Oi Futuro e British Council, com o objetivo de oferecer novas alternativas de fomento aos festivais brasileiros e de promover a produção artística do Reino Unido no Brasil. Partindo de um modelo inovador baseado na colaboração institucional, o programa une a expertise do Oi Futuro na gestão de editais de seleção de projetos culturais e a experiência do British Council na formação de redes internacionais de artistas e especialistas. Os festivais foram escolhidos para o benefício por serem importantes veículos de acesso à cultura e de estímulo à economia criativa local.

COMPARTILHE:


Confira também:


Editorial

Isolada, prefeita Cinthia perde o equilíbrio mirando no Palácio Araguaia

Na postagem desta segunda, a prefeita ataca o Palácio Araguaia. Sem meias palavras falou que o governo estava pegando carona na programação de férias nos eventos de Taquaruçu


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira