Friday, 19 de July de 2019

ECONOMIA


Panorama

Palmas terá divulgação das estatísticas da locação de veículos no Tocantins

31 May 2018    22:23

Conforme pesquisa feita pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), 78 empresas de locação de veículos operam atualmente no Tocantins. Juntas, essas locadoras empregam 367 pessoas, que representam 0,4% de todos os empregos diretos (80.378) mantidos pelas empresas de aluguel de carros no Brasil.

O levantamento sobre o total de empregos no setor de locação de veículos foi feito pela primeira vez esse ano, numa iniciativa da ABLA. A associação coletou os dados diretamente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).
Além do total de trabalhadores no Tocantins e no Brasil, a ABLA constatou que o tempo médio no emprego (rotatividade) dos profissionais nas locadoras de veículos tocantinenses é de 30 meses – equivalente à média nacional. Além disso, o estado ocupa a 24ª posição no ranking brasileiro de empregos diretos mantidos por esse setor.

A diretora regional da ABLA no Tocantins, Cleide Brandão, avalia que "a pesquisa é essencial para mostrar que as montadoras, concessionárias e os bancos precisam oferecer aqui políticas comerciais mais constantes, que proporcionem condições para que as locadoras tocantinenses aumentem suas frotas, cresçam, atendam mais usuários e gerem ainda mais empregos".

Segundo Cleide, "nós queremos e precisamos reduzir essa distância do Tocantins do topo do ranking nacional de empregos diretos", acrescenta. "Porém, mais postos de trabalho também dependem de o poder público nos ver como players essenciais para a mobilidade urbana na capital e no interior".

Juntas, conforme as estatísticas de frota fornecidas para a ABLA pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), as locadoras tocantinenses têm o total de 1.805 automóveis e comerciais leves, o que representa uma média de 4,9 veículos por trabalhador nas locadoras do estado.

A terceirização (aluguel de frotas inteiras para empresas e órgãos públicos e também para empresas da iniciativa privada) representa 50% do faturamento do setor no Tocantins. O turismo de lazer (pessoas físicas em viagens de férias) está em segundo lugar, com 30% e o turismo de negócios (profissionais em viagens de trabalho) e o vêm em seguida, com 20%.

COMPARTILHE:


Confira também:


Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)

Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU

A intervenção rápida e eficiente da aeronave do Ciopaer contribuiu de forma decisiva para que a vítima, que se encontrava em estado grave, pudesse receber o atendimento médico adequado em um menor espaço de tempo.


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira