Friday, 21 de September de 2018

Friday, 21 de September de 2018

ECONOMIA


Panorama

Palmenses afirmam que estão comprando mais em relação ao ano passado

21 Jun 2018    16:01
Divulgação Palmenses afirmam que estão comprando mais em relação ao ano passado A ICF analisa, ainda, vários itens como situação atual de emprego e renda, perspectiva de consumo, entre outros

Cerca de 500 consumidores participam mensalmente da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. Os resultados referentes ao mês de junho mostraram um aumento de quase 4% no total de famílias que estão consumindo mais em relação ao ano passado, subindo de 10% (junho de 2017) para 13,9% (junho de 2018).
Outro destaque positivo da pesquisa foi a variação mensal de 6,3% do índice Compra a Prazo, que passou de 45,8 para 48,7 pontos. Na comparação com o ano passado, o aumento foi ainda maior:  20,2%. “Isso mostra que o palmense acredita estar mais fácil adquirir crédito ou empréstimo para compras parceladas. Os índices são calculados de acordo com a visão atual em relação à do mesmo período do ano anterior”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.
A pesquisa mostra, ainda, que o número de desempregados caiu em Palmas. Em junho do ano passado, 10% dos participantes responderam que estavam desempregados. Já este mês, apenas 6,9% assinalaram a alternativa. Já a maior variação negativa foi percebida no item Perspectiva de Consumo, que apresentou queda de 1,1% ante maio.

ICF
A ICF analisa, ainda, vários itens como situação atual de emprego e renda, perspectiva de consumo, entre outros, e tem como foco absoluto a avaliação que as famílias fazem exclusivamente sobre os aspectos que envolvem o seu orçamento doméstico e seu nível de consumo, presente e de curto prazo.

O índice geral da pesquisa ficou em 94,7 pontos, o que revela um aumento de 0,2% em relação a maio e de 7,36% na comparação anual. Apesar disso, o resultado continua abaixo da zona de satisfação. O índice abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação das famílias, enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica o grau de satisfação em termos de seu emprego, renda e capacidade de consumo.

A pesquisa é realizada sempre nos dez últimos dias do mês anterior ao de referência. Ou seja, os dados de junho foram colhidos no fim de maio. Os resultados estão disponíveis na íntegra no link: https://bit.ly/2I78uiL

(Ascom Fecomércio Tocantins)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

24

BOM
BOM

24

AMEI!
AMEI!

25

KKKK
KKKK

34

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

20

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

19

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Palmas Economia Nota Quente Tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira