Wednesday, 21 de November de 2018

ECONOMIA


Panorama

Palmenses afirmam que estão comprando mais em relação ao ano passado

21 Jun 2018    16:01
Divulgação Palmenses afirmam que estão comprando mais em relação ao ano passado A ICF analisa, ainda, vários itens como situação atual de emprego e renda, perspectiva de consumo, entre outros

Cerca de 500 consumidores participam mensalmente da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. Os resultados referentes ao mês de junho mostraram um aumento de quase 4% no total de famílias que estão consumindo mais em relação ao ano passado, subindo de 10% (junho de 2017) para 13,9% (junho de 2018).
Outro destaque positivo da pesquisa foi a variação mensal de 6,3% do índice Compra a Prazo, que passou de 45,8 para 48,7 pontos. Na comparação com o ano passado, o aumento foi ainda maior:  20,2%. “Isso mostra que o palmense acredita estar mais fácil adquirir crédito ou empréstimo para compras parceladas. Os índices são calculados de acordo com a visão atual em relação à do mesmo período do ano anterior”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.
A pesquisa mostra, ainda, que o número de desempregados caiu em Palmas. Em junho do ano passado, 10% dos participantes responderam que estavam desempregados. Já este mês, apenas 6,9% assinalaram a alternativa. Já a maior variação negativa foi percebida no item Perspectiva de Consumo, que apresentou queda de 1,1% ante maio.

ICF
A ICF analisa, ainda, vários itens como situação atual de emprego e renda, perspectiva de consumo, entre outros, e tem como foco absoluto a avaliação que as famílias fazem exclusivamente sobre os aspectos que envolvem o seu orçamento doméstico e seu nível de consumo, presente e de curto prazo.

O índice geral da pesquisa ficou em 94,7 pontos, o que revela um aumento de 0,2% em relação a maio e de 7,36% na comparação anual. Apesar disso, o resultado continua abaixo da zona de satisfação. O índice abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação das famílias, enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica o grau de satisfação em termos de seu emprego, renda e capacidade de consumo.

A pesquisa é realizada sempre nos dez últimos dias do mês anterior ao de referência. Ou seja, os dados de junho foram colhidos no fim de maio. Os resultados estão disponíveis na íntegra no link: https://bit.ly/2I78uiL

(Ascom Fecomércio Tocantins)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

38

PARABÉNS!
PARABÉNS!

37

BOM
BOM

37

AMEI!
AMEI!

37

KKKK
KKKK

43

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

35

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

43

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Palmas Economia Nota Quente Tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Reabilitação

Governo entrega equipamentos a pacientes do CER de Palmas

Os equipamentos foram adquiridos este ano, com um investimento de quase R$ 3 milhões

Entrega de Moradias

Mauro Carlesse e ministro das Cidades entregam apartamentos do Residencial Parque da Praia

A iniciativa faz parte da política habitacional do Governo do Estado e conta com o recurso do governo federal, por meio do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).



Investigações MPE

MPE movimenta 108 mil processos judiciais, 35 mil inquéritos policiais e instaura 7 mil procedimentos investigativos em 2017

Também é mostrado que o Ministério Público do Tocantins possuía 121 cargos de membros providos em 2017, o que corresponde a 8,7 membros para cada grupo de 100 mil habitantes.


Municípios

Promessas de maio da Presidência da República e do Congresso são cobradas por prefeitos

Liderados pela ATM, prefeitos do Tocantins estão na capital Federal para cobrar Encontro de Contas previdenciárias, UPAS, Nova Lei de Licitações, Royalties de Petróleo, entre outras demandas


Conscientização

Semana da Consciência Negra promovida pela Seciju iniciou com panfletagem e palestra no IFTO

A programação da Semana da Consciência Negra segue com mais ações de panfletagem em vários pontos da Capital.


Energisa

Ação de Segurança com a comunidade leva informação para crianças e adolescentes


Crise e Renuncia

Deputado Estadual Olyntho Neto comunica afastamento como líder do governo na AL


Porto

Solidariedade, promessa de concurso e aula marcam evento em Porto Nacional


Tocantins

Educação e SBH certificam vencedores do concurso de vídeos Todos Contra a Hanseníase


Sul de Palmas

Famílias na região da Capadócia recebem alimentos em ação de solidariedade


saúde

Governador do Tocantins entrega mais de 250 mil reais para que pesquisadores possam desenvolver pesquisas para o SUS



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira