Friday, 22 de February de 2019

ECONOMIA


Economia

Palmenses comprometem 32,7% da renda com dívidas

06 Jun 2018    10:16    alterado em 06/06 às 10:16
Divulgação Palmenses comprometem 32,7% da renda com dívidas As principais dívidas citadas continuam sendo o cartão de crédito (73,1%), carnês (24,2%), financiamento de carros (22,2%) e de imóvel (14,8%).

Mais de 30% do orçamento dos consumidores de Palmas está comprometido com dívidas. Isso é o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) de maio, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Fecomércio Tocantins.
Ao todo, 32,7% da renda é destinada a dívidas mensais, como cheque pré-datado, cartões de crédito, fiados, carnês de lojas, empréstimo pessoal, compra de imóvel, prestação de carro e seguro. E esse comprometimento dura, em média, 8,2 meses. “O que sempre sugerimos é que as famílias não ultrapassem muito essa margem, tendo em vista que a renda também é utilizada para o custeio das contas fixas, como água e energia, além de alimentação, escola, saúde e outras despesas”, explica a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.

Apesar do alto comprometimento da renda, a inadimplência e o endividamento apresentaram quedas na comparação mensal de 0,9% e 1,3%, respectivamente, baixando os índices para 68,6% de endividados e 11,7% de inadimplentes na capital tocantinense. Destes últimos, 0,2% não terão condições de quitar as contas atrasadas no próximo mês, 74,9% acreditam que irão quitar parcialmente e 20,8%, totalmente.

As principais dívidas citadas continuam sendo o cartão de crédito (73,1%), carnês (24,2%), financiamento de carros (22,2%) e de imóvel (14,8%). A pesquisa é realizada mensalmente e está disponível na íntegra no link: https://bit.ly/2sz2r1E.

COMPARTILHE:


Confira também:


Reunião

Governo e Prefeitura de Palmas debatem ICMS do diesel, regularização fundiária e hospital da Capital

Reunião ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira, 21, no Palácio Araguaia

TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde

Conforme o decreto, a Câmara de Acompanhamento de Ações e Serviços de Saúde se reunirá em sessões semanais, não sendo seus membros remunerados para a função.


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública

A Assembleia vai lançar um aplicativo de acesso às leis estaduais e criar uma comissão para acompanhar temas ligados a indígenas e quilombolas.


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira