Sunday, 18 de November de 2018

ECONOMIA


Comércio 1

Perfil das pequenas empresas locais

21 Oct 2008

O comércio também representa a maioria das 1.207 pequenas empresas do Tocantins. No entanto, a divisão proporcional é bem mais equilibrada, em especial na comparação com as micro-empresas. Ao todo, o Estado conta com 629 pequenas empresas no ramo do comércio. No setor de serviços, as pequenas empresas somam 424, as indústrias são 108 e a construção civil 49.

O Tocantins tem muitos estabelecimentos na informalidade. Claro, a maioria deles não conta com funcionários, e são negócios familiares de porte pequeno. Há, ainda, o caso dos vendedores ambulantes (os camelôs).

Entretanto, o número de informais pode ser visto como assustador. Segundo o Anuário do Trabalho, são 73.880 empresas nessa situação. Essa informação mostra a necessidade de uma atuação mais direta das autoridades no sentido de trazer estes estabelecimentos para a formalidade.

 

Empregos

As micros e pequenas empresas, juntas, são responsáveis pela geração e manutenção de mais de 50 mil empregos. Destes, 25.233 são das micros e 25.301 são das pequenas empresas. Já as médias e grandes empresas geram e mantêm, juntas, cerca de 23 mil empregos formais no Estado.

Com os números, é possível afirmar que as pequenas e micros empresas são fundamentais para a economia do Tocantins. Além do mais, é preciso levar em conta que as empresas informais, quando entrarem na formalidade, também serão micros ou, no máximo, pequenas. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

20

PARABÉNS!
PARABÉNS!

17

BOM
BOM

20

AMEI!
AMEI!

18

KKKK
KKKK

15

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

16

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

11

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Saúde

Médicos formados no exterior tentam validar diploma no Brasil

No último dia 14, o governo de Cuba informou que deixará de fazer parte do programa Mais Médicos.

Tocantins

ATM diz que há enorme preocupação diante da saída dos médicos cubanos

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), atualmente são 8.500 médicos cubanos atuando na Estratégia Saúde da Família e na Saúde Indígena no Brasil.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira