Thursday, 02 de April de 2020

ECONOMIA


Fecomércio-TO

Pesquisa nas três maiores cidades do Estado aponta que maioria deve presentear no Dia dos Namorados

26 May 2015

Mesmo diante do atual quadro recessivo da economia brasileira, a maioria, ou seja, 51,7% de pessoas pretendem presentear seu ser amado neste Dia dos Namorados. Essa média foi revelada pela pesquisa de intenção de consumo para esta data aplicada nas três maiores cidades do Estado, Palmas, Araguaína e Gurupi. Realizada pelo Instituto Fecomércio Tocantins, em parceria com Universidade Federal do Tocantins (UFT), a pesquisa teve a finalidade de permitir que os empresários do setor do comércio e prestadores de serviço pudessem conhecer o perfil e a tendência dos consumidores para esse período nas três maiores cidades do Tocantins.
 
Em Palmas, na intenção de compras, 45,1% dos entrevistados afirmaram ter esse desejo no sentido de presentear a namorada (27,6%) ou namorado (24,9%), tendo peça de vestuário como presente ideal (21,2%) e comprando de um a dois presentes (81,2%). A realização dessas compras será em shopping (46%), a pretensão de gasto entre R$ 100 e R$ 150 reais (30,4%) e com o pagamento em dinheiro (53,9%).

Ainda na Capital, 40,9% afirmaram não ter presenteado ninguém no Dia dos Namorados no ano passado. Os itens decisivos para a compra do presente foram: desconto no preço e promoções, empatados em 27,4% dos entrevistados.

Araguaína
Em Araguaína, segunda maior cidade do Estado, 51,6% dos entrevistados disseram ter a intenção de presentear o namorado (27,5%) ou esposo (23,2%). Item de perfumaria foi o presente mais lembrado (21,5%), mas comprando apenas um (01) presente (62,8%). Quanto ao local de compra, o comércio de rua foi o mais citado (69,2%), com a pretensão de gasto ficando entre R$ 50 e R$ 100 reais (29,6%) e realizando o pagamento em espécie (72,5%). O fator decisivo para a compra do presente foi o desconto no preço (28,5%) e 58,1% dos entrevistados afirmaram que não presentearam ninguém nesta mesma data em 2014.
 
Gurupi
Em Gurupi, a pesquisa apontou que 58,4% dos entrevistados afirmaram a intenção de presentear o namorado (29,5%) ou a namorada (23,9%). Vestuário foi o item mais apontado (25,6%), mas com intenção de aquisição de apenas um (01) presente (79,1%). O local de compra escolhido também foi o comércio de rua (69,7%), a pretensão de gasto do gurupiense ficou entre R$ 100 e R$150 reais (40,6%) e a forma de pagamento mais apontada foi em dinheiro (62,4%). O fator decisivo para se realizar a compra foi o desconto no preço (33,7%) e os que presentearam alguém no mesmo período no passado acusou maioria, respondendo por 51,6% dos entrevistados.

Sobre a pesquisa
A pesquisa teve como objetivo oferecer aos empresários de Palmas, Araguaína e Gurupi o perfil e a expectativa dos consumidores para o Dia dos Namorados, a ser celebrado no próximo dia 12 de junho. Em Palmas, foram entrevistadas 401 pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 25 anos e renda familiar entre R$ 1.500 e R$ 2.000 reais. E foi aplicada entre os dias 11 e 15 de maio. Em Araguaína e Gurupi, também foram 401 pessoas entrevistadas no mesmo período, de ambos os sexos, na mesma faixa etária e renda familiar de até R$ 1.000 reais. (Informações da ascom/Fecomércio)

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