Sunday, 20 de October de 2019

ECONOMIA


Panorama

Projeto da Gerdau aumenta produtividade de cooperativas de sucata no Brasil, Chile, Peru e Uruguai

16 Dec 2014

Aumento de 339% no volume de sucata coletado e crescimento de 167% nos lucros entre 2007 e 2013. Esses são alguns dos resultados alcançados pelos catadores e cooperativas de sucata participantes do projeto Reciclagem Inclusiva, iniciativa da Gerdau que já capacitou mais de 1,2 mil recicladores no Brasil, Chile, Peru e Uruguai sobre temas relacionados à gestão empresarial e ambiental.

A ação teve início em 2007, com treinamentos-piloto em cidades no Brasil onde a Gerdau atua. O objetivo da Empresa era aumentar o volume e a qualidade da entrega de uma de suas principais matérias-primas: a sucata. A partir de 2011, uma parceria com a Agência Alemã de Desenvolvimento (GIZ) contribuiu para a expansão do Reciclagem Inclusiva para os demais países. No final de 2013, a ação tornou-se uma prática permanente na Empresa.

Desde então, além de viabilizar o crescimento econômico e a otimização da relação entre Gerdau e fornecedores, a ação tem promovido o desenvolvimento de profissionais recicladores. Exemplo disso é o grande número de cooperativas formalizadas. Se em 2011 a Gerdau comprava sucata de apenas nove organizações, em 2013 já eram 116. Outra contribuição do projeto são significativos benefícios ambientais. Nas cidades onde foi implementado, cerca de 1,6 mil toneladas de resíduos gerados pela sociedade anualmente passaram a ter destinação correta.

Esses resultados renderam à Gerdau uma premiação inédita da World Steel Association, o Steelie Awards na categoria Excelência em Sustentabilidade. O projeto também foi recentemente reconhecido pelo programa Benchmarking Brasil como uma das melhores práticas socioambientais do País.

Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

COMPARTILHE:


Confira também:


Criminalidade

Polícia Civil deflagra operação de combate à criminalidade no interior do Estado

No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais previamente mapeados pela Polícia Civil e que poderiam estar sendo utilizados para práticas criminosas.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira