Tuesday, 19 de June de 2018

Tuesday, 19 de June de 2018

ECONOMIA


Turismo Rural

Ruraltins apoia agricultores familiares de Miracema a investirem no turismo rural

11 Jul 2017

Alaides Cardoso/Governo do Tocantins

Incentivar o desenvolvimento sustentável e fomentar a geração de emprego e renda no campo são objetivos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Com base nisso, extensionistas da Regional do órgão em Miracema, realizaram no sábado, 8, uma visita à Serra da Bandeira, localizada nas proximidades das comunidades Ilha da Ema e Pilões, para conhecerem as potencialidades turísticas do local.

De acordo com o geógrafo da Unidade Local do Ruraltins em Miracema, Gylhemberg Santiago, o objetivo da visita foi pensar e criar estratégias de desenvolvimento sustentável para o ecoturismo. "É um projeto que o Ruraltins está elaborando junto com os produtores e a visita foi justamente para observar as questões geológicas, a fauna e a flora; as possibilidades de acesso; identificar locais para a criação de trilhas e acampamento; paisagismos, dentre outros. Esse primeiro momento foi para levantar ideias, apontar dificuldades, firmar parcerias, como também dar visibilidade a este projeto", disse o geógrafo.

A economista doméstico Carina Géssika, também de Miracema, acrescenta que a experiência foi bastante produtiva e resultou na percepção de novas possibilidades de desenvolvimento da região, como por exemplo, ampliar a produção agroecológica, agregar valor aos produtos e serviços locais gerando renda e proporcionando qualidade de vida para as famílias das comunidades, além de proporcionar momentos de lazer aos visitantes e admiradores da natureza.

"É grande satisfação fazer parte do incentivo e apoio desse projeto, que venho acompanhando por meio da Chamada Pública de Agroecologia [Lote 47], iniciado há dois anos, e perceber que, como instituição de extensão rural, podemos contribuir com ideias e estratégias, na tentativa de fortalecer o trabalho associado nas comunidades Ilha da Ema e Pilões", ressaltou a economista doméstico.

O produtor Cristóvão Feitosa, morador da comunidade e idealizador do projeto, afirma que o local apresenta grande potencial, como a vista do alto da Serra da Bandeira, alimentação caseira feita no fogão à lenha, a proximidade com o lago, a promoção de eventos esportivos como cavalgada e passeio de barco.

"Diante de tantas dificuldades que o país vem enfrentando, às vezes não percebemos o grande potencial que temos a nossa volta. Foi por isso que hoje, marcamos uma visitação com um público específico com o intuito de contribuir com ideias de desenvolvimento para a região. Esse já era um sonho antigo, e após reuniões que o Ruraltins realizou aqui na comunidade, incentivou bastante para que realizássemos esse sonho. E hoje foi dado um primeiro passo, no sentido de nos juntarmos para alcançar nossos objetivos", concluiu o produtor.

A visita à Serra da Bandeira contou com a participação de oito pessoas, entre extensionistas, estudantes e produtores rurais. Após a visita, Ruraltins e produtores irão buscar recursos por meio de editais, para subsidiar a implantação e estratégias de desenvolvimento do proposto projeto.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

3

AMEI!
AMEI!

11

KKKK
KKKK

5

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

3

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Copa 2018

Seleção brasileira começa a se preparar para enfrentar a Costa Rica

O treino da Seleção Brasileira foi aberto à imprensa. Após os trabalhos, os jogadores foram liberados e devem se reapresentar no hotel nesta terça pela manhã.

Copa 2018

Brasil não é mais o Deus soberano do futebol, afirma Silvio Luiz

Em entrevista ao programa Conversa com Roseann Kennedy, que vai ao ar na TV Brasil, Silvio ressalta, porém, que é otimista em relação ao desempenho da seleção



Copa 2018

"Musa do Panamá" promete pintar o corpo com as cores do país caso a seleção seja campeã da Copa do Mundo

O concurso 'Musa da Copa - O Original' foi elaborado pelo produtor e fotógrafo Felipe Camargo


Eleições 2018

Vice-prefeito de Pindorama defende eleição de Carlesse; “momento é de eleger o melhor para o Tocantins”

O vice-prefeito lembrou ainda das ações desenvolvidas pelo candidato a vice-governador, Wanderlei Barbosa, que segundo ele conhece a realidade de cada município tocantinense


Adapec

Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado

Entre as razões apontadas pela Adapec na portaria, estão a importância socioeconômica da cultura da soja para o Estado


Premiação

Professora da rede municipal leva R$ 10 mil do Programa Nota Quente Palmense


Educação

Ceulp/Ulbra está com inscrições abertas para o Vestibular Extra


Região Central

1ª Pedalada Cultural Cooperativista leva mais de 200 ciclistas em tour histórico por Pedro Afonso


Copa 2018

Gol contra a Alemanha causa “terremoto artificial” na Cidade do México


Copa 2018

Musa de Portugal acredita no título e enaltece o maior do mundo


Copa 2018

Uruguia: José Giménez acende a pólvora celeste



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira