Wednesday, 25 de April de 2018

Wednesday, 25 de April de 2018

ECONOMIA


Startups

Startups são opção para empréstimo a juros reduzidos

06 Dec 2017

O mercado financeiro tem sofrido recentes mudanças graças às chamadas fintechs, startups que prometem revolucionar o consumo financeiro com serviços mais rápidos, práticos, menos burocráticos e mais baratos para os consumidores. Essas empresas já possuem mercado consolidado em países como Estados Unidos e Inglaterra, mas ainda enfrentam um pouco de problema para se fixar no mercado brasileiro em razão de regulamentação e conquista do mercado. 

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Mutuários da Habitação (ABMH), Wilson Rascovit, a ideia central de uma fintech é oferecer produtos como empréstimos, investimentos, cartão de crédito e seguro de uma forma simples e acessível. "E por se tratar de empresas menos complexas e de menor porte que bancos, conseguem oferecer produtos com custo menor ou rentabilidade maior para o consumidor", acrescenta. 

No que diz respeito a empréstimos, essas empresas ainda não estão aptas a fornecer financiamentos vinculados ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH), por exemplo, mas são capazes de disponibilizar no mercado empréstimo pessoal com garantia em bem imóvel ou móvel, como acrescenta Rascovit. "Nas instituições financeiras, esse tipo de empréstimo leva o nome de aporte, e, regra gera l, oferece uma taxa de juros que se aproxima de 18,5% ao ano. Já temos hoje no mercado das fintechs empresas que emprestam dinheiro a uma taxa de juros mensal de 1,15%, o que dá 13,8% ao ano, redução bastante interessante quando comparada aos empréstimos bancários", avalia. 

Essa nova realidade dá ao consumidor a possibilidade de pesquisar e tentar encontrar a melhor solução para um empréstimo levando em conta a empresa que vai lhe oferecer as melhores condições. "Hoje, o que se deve ter em mente é o custo que esse empréstimo vai gerar para o consumidor de forma mensal. Optar por uma empresa que não cobra muita tarifa e ainda tem uma taxa de juros mais baixa significa pagar uma prestação menor, e obviamente, no final devolver o capital pagando menos juros", completa o vice-presidente da ABMH. 

Mesmo com essas vantagens, Wilson Rascovit faz um alerta: como essas empresas ainda são novas no mercado, é importante que sempre se faça uma pesquisa bastante minuciosa acerca de sua atuação. "O consumidor não deve se limitar a buscar informações do produto junto à fintech. Deve procurar a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), buscar informações em sites como o Reclame Aqui, e também do Banco Central, além, é claro, de tentar ter contato com outro consumidor que já tenha adquirido um financiamento junto a essas empresas para saber a sua opinião", orienta. 

Contudo, sem sombra de dúvidas, a entrada de empresas desse tipo no mercado financeiro é vista com bons olhos. "Pois a concorrência não só é capaz de privilegiar o consumidor do ponto de vista do custo da operação, como também é capaz de forçar com que grandes instituições bancárias revejam suas condições sob o risco de serem engolidas nesse mercado financeiro", analisa o vice-presidente da ABMH. 

Sobre a ABMH – Idealizada 1999 e mantida por mutuários, a Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo difundir as formas de defesa de quem compra imóveis, em juízo ou fora dele, com o efetivo cumprimento dos dispositivos legais. Atualmente, a Associação possui representações em nove estados (confira abaixo), além do Distrito Federal, e presta consultoria jurídica gratuita. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

15

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

13

KKKK
KKKK

12

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

12

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

6

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins



Instituto MRV

Instituto MRV realiza treinamento com os vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar

Foram três dias de muito conhecimento e imersão para desenvolver conteúdos com foco em gestão e capacitação para a aplicação dos recursos que serão recebidos pelos projetos para que eles sejam perenes


Eleições 2018

Mauro Carlesse registra candidatura a governador com Wanderlei Barbosa de Vice

O Plano de Governo da coligação Governo de Atitude também foi registrado no TRE.


Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira