Sunday, 20 de September de 2020

ECONOMIA


Fieto

Terminal de Cargas é apresentado em seminário

09 Jun 2015

O 28º Terminal de Cargas do Brasil, instalado no aeroporto de Palmas e operacionalizado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero, foi apresentado na manhã desta terça-feira, 9/06, durante o Seminário Novas Fronteiras para o Tocantins – Desenvolvimento do Comércio Exterior.  O evento, realizado no auditório do Palácio Araguaia e que contou com a presença das instituições envolvidas e empresários de vários segmentos, discutiu os benefícios que o empreendimento poderá trazer ao Tocantins. 

O Terminal, completamente equipado para enviar e receber cargas do exterior, possui 4.198 metros quadrados de área construída, sendo 500 metros de armazém, pátio asfaltado, guarita com cancela e dilacerador de pneus, centro de processamento de dados, docas avançadas, transpaleteiras elétricas, empilhadeiras e envolvedoras.  No entanto, para começar a funcionar precisa passar por um processo de alfandegamento, o que já está sendo feito pela Receita Federal a pedido da Infraero.

"Primeiro investimos para dotar a região de infraestrutura necessária para o desenvolvimento, pois a demanda virá atrás. Foi assim com todos os aeroportos e terminais de cargas do país", disse Gustavo do Vale, presidente da Infraero, ao destacar a importância do Terminal de Cargas de Palmas para ao desenvolvimento do Tocantins, que segundo ele foi escolhido para sediar o empreendimento na Região Norte do Brasil devido a sua privilegiada posição geográfica.

O presidente da Infraero disse anda que o Seminário Novas Fronteiras para o Tocantins foi uma oportunidade para mostrar aos empresários do estado como o Terminal funciona na prática, e como utilizá-lo da melhor forma possível. "A nossa parte está feita, agora depende da comunidade econômica torná-lo plenamente viável, pois além de começar grande ele tem um enorme potencial para crescer", acrescentou. 

Para o empresário e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, Carlos Augusto Suzana, que na ocasião representou o presidente da instituição Roberto Pires, o Tocantins tem vocação para ser um núcleo logístico, integrando rodovias, ferrovia e hidrovia, e que por isso a indústria aposta no Terminal de Cargas no aeroporto de Palmas. " Um Terminal bem instalado e em pleno funcionamento aquecerá a economia da nossa capital, pois vai atrair a produção inclusive dos estados vizinhos".

Carlos Suzana destacou ainda que a plataforma é um incentivo a mais para o incremento da industrialização do Tocantins, e quem investir na região terá retorno certo, seja pela abundância de recursos naturais, localização estratégica e também pela credibilidade depositada pela Infraero e parceiros ao apresentar o importante projeto.

Já a vice-governadora do Tocantins, Cláudia Leles, lembrou que o Terminal chega para melhorar a logística do estado, que se configura como um importante centro logístico do Brasil, e elogiou a FIETO "por criar uma atmosfera importante para o desenvolvimento industrial. "O Terminal significa tempo e dinheiro, mais agilidade e menos custos para o empresário", afirmou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 259 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.657 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.423 casos confirmados. Destes, 46.178 pacientes estão recuperados, 16.379 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.



Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira