Friday, 18 de October de 2019

ECONOMIA


Tecnologia

TIM está pronta para oferecer IPv6 em larga escala para mercado corporativo

22 Dec 2014

Até julho de 2015, todas as operadoras do país deverão estar aptas a adotar o endereçamento IPv6. O prazo foi dado recentemente pela Anatel, após acordo com o Centro Gestor de Internet e as empresas de telecom. A TIM saiu na frente e, desde 2011, preparou sua rede para oferecer conectividade IPv6 em larga escala para seus clientes. Em 2012, os clientes corporativos com equipamentos compatíveis passaram a ter acesso ao produto Trânsito IPv6. Para os mercados móvel e residencial, estão sendo realizados testes e, nesta fase de transição, a operadora disponibilizará as duas soluções simultaneamente (dual stack), o uso de um IP ou de outro dependerá da compatibilidade dos equipamentos dos usuários.

"A TIM foi pioneira, em relação às operadoras com cobertura nacional, ao preparar o seu backbone IP para atender ao novo protocolo. Na solução de rede desenvolvida pela TIM, o IPv4 e o IPv6 poderão conviver simultaneamente. Serviços e plataformas que suportarem o IPv6 farão uso do novo endereçamento. A adoção completa e definitiva requer, em muitos casos, a substituição de terminais de acesso dos usuários e de uma adaptação dos provedores de conteúdo, este é um processo gradual ", explica Janilson Bezerra, diretor de Inovação da TIM Brasil.

Em relação aos equipamentos e terminais, o principal empurrão para a mudança do IPv4 para o IPv6 foi dado pela agência reguladora que anunciou que passará a certificar apenas aqueles compatíveis com o novo protocolo. Os endereços de IP (Rede Nacional IP Multiserviço) são números únicos utilizados para identificar os mais variados tipos de dispositivos utilizados para conexão na rede de dados, tais como, computadores, smartphones e tablets.

Composto por mais de 4,2 bilhões de números, o IPv4 vem sendo utilizado desde o início da comercialização da internet, na década de 90. A mudança deveu-se ao esgotamento destes endereços com a ampliação do uso dos aparelhos eletrônicos. Para aumentar os números de IP disponíveis foi criado o IPv6, que representa aproximadamente 79 octilhões (7,9×1028) de vezes a quantidade de endereços do protocolo anterior. No Brasil, no entanto, apenas 0,08% do tráfego vem sendo feito na nova versão do protocolo IP.

"Mais uma vez, a TIM se apresenta como inovadora e protagonista na oferta de produtos de dados. Com o IPv6, nosso portfólio oferece o que há de mais moderno em protocolos de conexão de dados, permitindo melhor gestão do endereços de internet e ganho imediato de escala para nossos clientes corporativos, que poderão ver atendidas suas crescentes demandas por novas aplicações e conectividade", afirma diz Rafael Marquez, diretor de marketing da unidade de negócios TIM Soluções Corporativas.

Atualmente, técnicas de compartilhamento de IP como NAT44 ou CGNAT, vêm sendo utilizadas como uma solução transitória para o esgotamento de endereçamentos no IPv4 no mercado. Embora haja o compromisso das teles – principais provedores de conexão do país – em implantar o novo sistema IPv6, nem todos os provedores de conteúdo se adaptaram. Os principais provedores de conteúdo, tais como Google, Facebook, UOL e Terra já possuem conteúdos em IPv6.

 

Sobre a TIM

A TIM é a segunda maior operadora do Brasil e a empresa líder do segmento pré-pago. Atualmente, possui mais de 74,7 milhões de clientes e 26,93% de market share. O desempenho positivo é fruto da inovação da companhia, que liderou movimentos importantes no setor para tornar os serviços móveis acessíveis a toda população.

Outro foco da TIM é a qualidade da sua rede e do atendimento. No triênio que vai até 2016, a companhia aplicará em infraestrutura mais de 90% dos R$ 11 bilhões previstos para investimentos no Brasil. Para expansão e melhorias da rede, a operadora comprou ativos como a Intelig (2009) a AES Atimus (2011) e realiza projetos especiais, como a instalação da rede de fibra óptica na região Norte, por meio da LT Amazonas, permitindo a inclusão digital da população de áreas remotas do país.


A companhia também prioriza a transparência nos seus negócios e no relacionamento com os clientes. Um marco foi o lançamento, em 2012, do site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas), que permite aos consumidores conhecer o verdadeiro retrato da cobertura da TIM e seus projetos de ampliação e melhorias da rede.
A TIM é ainda a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa. Na Bolsa, faz parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2). Para mais informações, acesse www.tim.com.br www.twitter.com/timbrasil ou www.facebook.com/timbrasil.

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