O GIRASSOL

Palmas/TO,

Economia
Destaque

03/12/2020

Trabalhando na produção de cachaça artesanal, Coopercato almeja alcançar novos mercados

A cooperativa que produz e distribui cachaça está presente em sete municípios tocantinenses

Tharson Lopes/Governo do Tocantins

Compostapor 30 produtores de cana-de-açúcar, a Cooperativa dos Produtores de Cachaça deAlambique do Sudeste do Tocantins, Coopercato, é registrada no Sistema OCB/TOdesde 2005, e possui polos de produção nos municípios de Combinado, Taguatinga,Dianópolis, Natividade, Novo Jardim, Porto Nacional e Aurora do Tocantins, ealmeja ocupar espaço no mercado fora do estado. 

 

Fundadaem 2004 e com sede na cidade de Taguatinga, a cooperativa comercializa doistipos de cachaça: o modelo prata, mais comum; eo envelhecido na madeira de umburana, árvore específica do bioma Caatinga epresente no sudeste tocantinense, com propriedades aromáticas e balsâmicas. Opolo com maior índice de produção fica em Combinado e a cachaça que carrega onome de Dama dos Azuis.  

 

Paratrabalhar na produção dos destilados, a cooperativa possui o Registro deProdutos de Origem Vegetal no Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa) doGoverno Federal, documento obrigatório para todoagente privado ou público que trabalhe com os produtos vegetais, seussubprodutos e resíduos de valor econômico. 

 

Segundoo presidente da cooperativa, Rui Costa, a Coopercato é a principal fonteeconômica dos cooperados. “Essa é a maior fonte de renda dos produtores, maseles não possuem só a renda da cachaça, eles trabalham com outras fontes derenda, pois proprietários de terra tem que trabalhar em diversas áreas doagronegócio”, disse.

 

Inserçãono mercado nacional e internacional

OSistema OCB Tocantins atua no incentivo às cooperativas, e com a Coopercato nãoé diferente. Conforme o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri,contribuir para o crescimento comercial e social das cooperativas é uma dasprioridades da organização. “As cooperativas contribuem diretamente para odesenvolvimento do nosso estado, não só econômico como social. Gera emprego erenda para muitas famílias, e a nós do Sistema OCB/TO cabe dar o apoionecessário para que elas continuem crescendo e se desenvolvendo de maneirasustentável”, explica. 

 

Parao cooperado Paulo Palmeira, uma das metas da Coopercato é ganhar notoriedade.“Estamos almejando e necessitando de novos mercados, além do Tocantins, e oSistema OCB/TO e o SESCOOP/TO tem sido um dos nossos maiores parceiros esuporte para a nossa perseverança e continuidade neste processo”, conta.
Assuntos Relacionados
#economia
Confira Também
Seu bolso

Receita deposita dinheiro do penúltimo lote do Imposto de Renda

Comércio

China retira oficialmente embargo à carne bovina do Brasil

CDL Palmas

Pesquisa revela que os consumidores pretendem gastar o 13º nas compras de Natal

Distrito industrial

Governo e empresários discutem demanda do Distrito Industrial de Palmas

Férias

Férias com as crianças - veja como falar de dinheiro e realizar brincadeiras econômicas