Saturday, 16 de February de 2019

ECONOMIA


Panorama

Uma guinada rumo a um sistema de produção sustentável

02 Dec 2018    13:00    alterado em 03/12 às 00:55
Uma guinada rumo a um sistema de produção sustentável

Rafael Pereira
@rapres (Redes Sociais)
Telefone:(63) 9 81171300

As relações humanas com a natureza estão provocando a necessidade do comprometimento para atividades relacionadas a preservação do meio ambiente, atraindo uma nova camada da sociedade para o mercado sustentável.

São estratégias que atingem os vários campos comerciais da sociedade, seja ela para a melhoria e eficiência das atividades que compõe a adesão ao olhar crítico em relação a biodiversidade.

O potencial agrícola com insumos naturais e agricultura orgânica são os pilares desta nova tendência. Este campo tem atraído empresas parceiras da preservação de costumes regionais.

Uma das culturas locais com maior expressividade são as atividades relacionadas ao capim dourado no Parque Estadual do Jalapão, que exporta artesanato para vários locais e dão fonte de renda aos moradores da comunidade Quilombola Mumbuca.

Com mesma proposta de conservação a comunidade que reside na Reserva Extrativista Chico Mende no estado do Acre, promove aos moradores a cultura da extração do látex de forma sustentável. Além de não degradar o ambiente ainda produz renda, pois empresa de calçados em grandes metrópoles aderem a causa e compram o produto natural em vez do sintético em contribuição mútua.

São dois exemplos entre as centenas existentes no Brasil, e estes carecem de maior visibilidade. E para ter este reconhecimento, cada vez mais precisa-se de parcerias entre grandes empresas de manufatura e comunidades produtoras de matéria prima e produtos artesanais.

Estas relações entre empresas e sociedade reproduz tendência, pois a conscientização é ampliada a linha de consumo. Uma vez que o consumidor tenha conhecimento do modo de produção, o mesmo garante a continuidade da produção sustentável e preservação do meio ambiente.   Garantindo na outra ponta o sustento dessas famílias.

A continuidade da adesão aos projetos, dependem dos ajustes de políticas de isenção para empresas parceiras, atraindo investimentos auxiliares através de projetos de educação e capacitação, ou seja, aqueles que atuam diretamente nas comunidades extrativistas e de agricultura familiar. Deste modo o manejo sustentável garante a continuidade dos projetos e dão valor ao trabalho exercidos, além de fomentar o consumo consciente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira