Friday, 07 de August de 2020

ECONOMIA


Serviço

VLI expõe demanda de fornecedores e mão de obra para terminais de Palmeirante e Porto Nacional

12 Jun 2015

O Governo do Tocantins não mede esforços para desenvolver a economia do estado, buscando fortalecer sua classe empresarial, e aumentando a oferta de emprego à classe trabalhadora. Foi nesse contexto que a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo aliou-se a várias instituições para canalizar e colocar em concordância a oferta e a procura de serviços e de mão de obra para atender as demandas dos terminais de Palmeirante e Porto Nacional, da  empresa VLI – Valor da Logística Integrada – na Ferrovia Norte-Sul.

No encontro de negócios promovido pela Secretaria, a VLI apresentou aos empresários presentes e às instituições parceiras a necessidade de fornecedores para cerca de 200 refeições (almoço/jantar e lanches) e Palmeirante e outras 200 em Porto nacional; Ônibus e van para transportar funcionários; empresas especializadas em operação nas tulhas para carga e descarga de caminhões; empresa especializada em limpeza e jardinagem de pátios industriais.

Os terminais da VLI também necessitam empresas locadoras de pá carregadeira, escavadeira, guindaste, munk/plataforma, elevatória/varredeira; empresas de manutenção em ar-condicionado, balanças, extintores; clínicas de exames admissionais e periódicos; empresas que fazem controle de pragas, análise de águas, análises laboratoriais/efluentes; empresas que prestam serviços de xerox e de materiais de expediente, etc...

Os empresários tocantinenses interessados em fazerem parte da carteira de fornecedores da VLI devem fazer um cadastro pelo site: http://vli.supplier.ariba.com

Para o gerente da VLI, Nilton Cordeiro, o Tocantins é um Estado estratégico para a empresa. "A VLI tem crescido significativamente na região e, por isso, tem interesse em firmar parceria com os fornecedores locais, trazendo benefícios para ambas as partes", revelou.

Segundo o superintendente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Vilmar Carneiro, essa é uma preocupação do Governo do Estado, que sempre foi colocada aos empresários que buscam se instalar no Tocantins. "O Governo sempre deixa claro aos empresários e investidores estrangeiros que aqui vêm em busca de oportunidades, que é possível dar incentivos fiscais aos seus empreendimentos, mas em troca eles devem comprar de nossas empresas e usar mão de obra local. Assim fortalecemos nossa economia em base sólida", disse.

MÃO DE OBRA
A partir de segunda-feira, 15, estarão abertas 122 vagas voltadas para áreas operacionais ou de manutenção, pela empresa. De imediato será necessário formar mão de obra para 70 vagas destinadas ao terminal de Porto Nacional e 34 para o terminal Palmeirante II.  

Como a mão de obra para a VLI é muito específica, está se formando de forma natural um "pool" das instituições parceiras com a própria empresa, para formar e qualificar esses profissionais. Para isso, o Sine, Sistema Fieto, Sistema Fecomércio, Sebrae, Faciet, Acipa, CDL, IFTO,  UFT e Governo do Tocantins  juntos farão a triagem dos perfis profissionais que poderão ser direcionados para a formação em cursos que serão montados de forma customizados (específicos) para atender a essa demanda.

As aulas teóricas poderão ser ministradas nas dependências do Sine e as práticas os alunos farão nas dependências da empresa no Tocantins ou em outra Unidade da Federação. No próximo dia 18, está agendada a primeira reunião entre essas instituições para começarem a montar os cursos. Dentre as profissões serão oferecidos cursos para maquinista, mecânico de locomotiva, operador de máquinas pesadas, especialização customizadas para engenheiros, etc...

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Alguns dos sintomas das duas doenças são iguais

Auxílio Emergencial

Governo do Tocantins orienta sobre o calendário da 5ª parcela do Auxílio Emergencial para o Bolsa Família

O Auxilio Emergencial para o Bolsa Família segue o cronograma padrão do benefício e o pagamento inicia em 20 de agosto e termina no dia 31.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira