Thursday, 22 de August de 2019

ESPECIAL


Educação

Agentes da Democracia registra 53 escolas atendidas e participação de mais de 10 mil alunos

30 Apr 2018    16:54
Lucas Nascimento Agentes da Democracia registra 53 escolas atendidas e participação de mais de 10 mil alunos

Para mudar o futuro do país é preciso semear consciência e atitude hoje, envolvendo a juventude. Para isso, a Justiça Eleitoral do Tocantins segue mobilizando jovens de todo o Estado com o projeto Agentes da Democracia – formação de eleitores e políticos do futuro, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO). O projeto está concluindo a primeira fase e já passou 52 escolas de Norte a Sul do Estado, contando com a participação de 10.468 alunos. 

E a programação não para, a partir desta segunda-feira serão atendidas escolas dos municípios de Novo Acordo (35ª ZE – 30/4), de Cristalândia (13ª ZE – 30/4), Palmas (29ª ZE – 2 a 9/5) e distrito de Luzimangues, Porto Nacional (3ª ZE – 5/5).   

Já na última semana, entre os dias 23 e 27 de Abril, a ação foi realizada em escolas de oito cidades Gurupi, Guaraí, Natividade, Dianópolis, Goiatins, Itacajá, Pedro Afonso e Miranorte, totalizando mais de 3.500 estudantes.

Goiatins (23/4)

Em Goiatins a ação aconteceu na Escola Estadual Ada de Assis Teixeira, na segunda-feira (23/04), mobilizou cerca de 90 estudantes e contou com a participação do Juiz Eleitoral da 32ª Zona Eleitoral, Luatom Bezerra de Lima.

Dianópolis (24/4)

Em Dianópolis duas instituições de ensino foram contempladas com o projeto, o Colégio Estadual João de Abreu, com 450 alunos e o Colégio Antônio Póvoa, com 140 alunos. A ação contou com a presença do juiz eleitoral da 25ª ZE, Jocy Gomes de Almeida.

O Orientador Educacional do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, Adelmides José da Mara destacou a importância do projeto para o fortalecimento da democracia e da consciência dos estudantes. “Através desse projeto os alunos conheceram o processo eleitoral, as rotinas que ocorrem nas eleições, tiveram também a oportunidade de esclarecimento sobre o voto consciente, para fortalecer neles a convicção que temos que mudar esse país”, afirmou.

Itacajá (24/4)

Também na terça-feira (24/4) o projeto esteve no Colégio Estadual de Itacajá e contou com a participação de aproximadamente 150 estudantes.

A professora da instituição Maria Judileia ressaltou que foi um prazer receber o projeto e acrescentou, “os alunos participaram integralmente e adquiriram conhecimentos muito importantes para o exercício da democracia, mais iniciativas como esta farão que nossos futuros cidadãos sejam pessoas esclarecidas e conscientes do seu papel na sociedade”.

Pedro Afonso (25/4)

A ação em Pedro Afonso aconteceu na manhã do dia 25/4 e contou com a presença da vice-presidente do TRE-TO e diretora da EJE, desembargadora Ângela Prudente. Na cidade o projeto foi realizado no Ginásio Municipal com a participação de alunos de cinco instituições de ensino da região. Escola Estadual Ana Amorim (Pedro Afonso); Colégio Cristo Rei (Pedro Afonso); Escola Girassol de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury (Pedro Afonso); Escola Girassol de Tempo Integral Maria da Glória (Tupirama); Escola Estadual Alfredo Nasser (Bom Jesus).

O movimento foi organizado pela juíza eleitoral da 23ª ZE, Luciana Aglantzakis e pelo chefe de cartório Wagner Mansur, reunindo mais de 1.200 alunos.

Natividade (25/4)

Na sequência (25/4), o projeto “Agentes da Democracia” atendeu estudantes de Natividade, 19ª Zona Eleitoral. Na localidade o movimento também contou com a participação os servidores do cartório e da juíza eleitoral, Edissandra Barbosa da Silva.  Mais de 200 alunos do Colégio Estadual Dr. Quintiliano da Silva participaram da ação.

Guaraí (26/4)

Na quinta-feira, (26/4), aproximadamente 320 alunos participaram da mobilização dos Agentes da Democracia em Guaraí. O diretor Regional de Ensino Padre Milton prestigiou o evento. A equipe da Justiça Eleitoral se emocionou ao ser recebida pelos alunos de forma carinhosa, eles formaram um corredor de boas vindas.

Gurupi (26 e 27/4)

Pela segunda vez em Gurupi, nos dias 26 e 27/4, o projeto passou pelas Escolas Ary Ribeiro Valadão Filho, com 150 alunos, Dr. Joaquim Pereira da Costa, com 148 estudantes e pelo Centro de Ensino Médio Gurupi, envolvendo mais 150 jovens. Na 2ª Zona Eleitoral a ação foi acompanhada pelo diretor executivo da EJE, juiz membro Henrique Pereira dos Santos.

Miranorte (27/4)

A semana de mobilização dos Agentes da Democracia fechou na sexta-feira (27/4), em Miranorte (28ª Zona Eleitoral), com evento no Centro Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, onde aproximadamente 520 alunos participaram da Ação. “A formatação do projeto e o desempenho da equipe da EJE conseguiram alcançar o público-alvo, fazendo os alunos se interessarem pelo tema e até vislumbrar novas possibilidades de atuação. Desejo que se torne um projeto permanente”, afirmou o juiz eleitoral Cledson Jose Dias Nunes, que também participou da ação.

O projeto é um iniciativa da Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO), e vem levando informação de forma interativa para os jovens eleitores, com palestra sobre “A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral” e “O Político do Futuro: com o poder vem grandes responsabilidades”. Além disso, a ação busca despertar no jovem consciência cívica, utilizando de um jogo de tabuleiro, votação simulada; e, o alistamento eleitoral, com a participação da equipe dos cartórios eleitorais,  que realizam um atendimento especial para os estudantes.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira