Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

ESPECIAL


Cultura

APA da Serra de Lajeado se destaca em encontro de arte e cultura

29 Nov 2017

Tânia Caldas / Governo do Tocantins
 
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio da supervisão da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Lajeado, juntamente com seus parceiros promoveram durante os dias 23, 24 e 25, o III Encontro de Arte e Cultura do município de Lajeado. O encontro teve como finalidade discutir o potencial de Lajeado, incentivando as boas práticas no uso dos recursos naturais para o turismo, Além da produção de arte e cultura local. O objetivo também foi chamar a atenção dos moradores e visitantes sobre a importância da biodiversidade da região para as atividades desenvolvidas pela comunidade, além de apresentar os talentos locais relativos à música, dança, poesia, dentre outras atividades.
 
A programação contou com apresentações musicais de escolas, lançamento de CD, demonstrações artísticas como quadrilha junina e dança indígena, exposição de artesanatos locais diversos, a exemplo das cerâmicas de Lajeado, oficinas de bonecos, decoupagem com material reciclável, cosméticos e produção de produtos de limpeza com aromas do cerrado, pintura facial para crianças, visitação ao primeiro casarão de Lajeado, ao museu de arqueologia, zoologia e taxidermia, a Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. E diversas palestras dentre elas sobre empreendedorismo.
 
A APA Serra do Lajeado foi apresentada aos adultos por sua supervisora, Camilla Oliveira Muniz, que ministrou palestra com o tema "Conhecendo a APA Serra de Lajeado" e, para as crianças, através de oficina lúdica de contação da história da Unidade de Conservação, ministrada pelas pedagogas Rutiléia Pinho e Aurélia Sousa. Nas exposições foram destacados os cuidados com o meio ambiente, principais desafios da Unidade de Conservação e a importância de respeitar o zoneamento ecológico da área.
 
Outro destaque da programação foi a participação na Mesa Redonda "Turismo Sustentável Ecológico e Arqueológico de Lajeado, composta por representantes do Iphan/TO, Universidade do Tocantins (Unitins), Naturatins, AMAE e Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente. Para discutir o assunto, estiveram presentes vereadores, professores, alunos, empresários, dentre outros seguimentos.
 
"Com a apoio dos vereadores e do executivo municipal foi firmado o compromisso das autoridades em elaborar a Politica Municipal de Meio Ambiente e votar o mais breve possível. O vereador Edilson Mascarenhas já tem um Projeto de Lei sobre a regulação do patrimônio arqueológico e ambiental do município que está tramitando na Câmara", detalhou a gestora da UC.
 
Atrativos

Na abertura do evento ocorrida na noite do dia 23, o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Alves de Castro, destacou a parceria com a Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras do Município de Lajeado (AMAE), além dos demais parceiros. Para ele o encontro foi muito bem organizado.  
 
"Na ocasião parabenizamos a presidente da AMAE, senhora Maria das Graças Gomes Monteiro, que a cada ano tem dado uma dimensão maior ao Encontro. Também destacamos os atrativos turísticos da região, com suas belezas cênicas e naturais. Esse encontro vem valorizar ainda mais o turismo e atrair os visitantes e turistas, pela localização de Lajeado, já que está bem próxima a Palmas e é um ponto turístico de relevância da região central do Tocantins", frisou.
 
Na oportunidade o superintendente destacou o esforço e dedicação da gestora da APA Camilla Muniz na organização do evento e ainda a parceira no sentido de valorizar o apoio dos órgãos parceiros.
 
Também esteve presente ao Encontro, o representante da patrocinadora EDP/Investco, executivo municipal, Sebrae, comunidade local, além de escolas de Porto Nacional, Miracema, Tocantínia, Palmas, entre outros municípios.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

7

BOM
BOM

3

AMEI!
AMEI!

4

KKKK
KKKK

4

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

4

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira