Saturday, 16 de February de 2019

ESPECIAL


Sustentabilidade

Claro recicla mais de 142 toneladas de eletrônicos

05 Dec 2018    20:54
Claro recicla mais de 142 toneladas de eletrônicos

A Claro, por meio do Instituto NET Claro Embratel, empenhada no descarte correto do lixo eletrônico, comemora a marca de 142 toneladas do total de materiais recolhidos com o Claro Recicla, no ano em que o programa completa uma década de existência. Ativo desde março de 2008, o projeto já angariou milhares de itens eletrônicos, como por exemplo, mais de 116 mil celulares fora de uso.
 
“A Claro tem uma forte preocupação com o destino final de aparelhos eletrônicos descartados e, por isso, trabalha em ações que incentivam a reciclagem desses objetos e que reforcem a consciência ambiental da população. Faz parte do nosso compromisso fomentar a política da logística reversa e contribuir com a sustentabilidade do setor”, afirma Daniely Gomiero, Vice-Presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel e responsável pela área de responsabilidade social corporativa da Claro Brasil.
 
A empresa ainda trabalha constantemente em parcerias para promover essas ações, como a iniciativa recente envolvendo o programa de fidelidade da operadora, Claro Clube, destinado a clientes pós-pagos. No projeto, os usuários podem depositar celulares, baterias recarregáveis, chips e acessórios obsoletos ou fora de uso nos pontos de coleta, que podem ser encontrados em diversas lojas da Claro em todo o Brasil e ganhar até 1.000 pontos para trocar por produtos. As urnas coletoras, no entanto, estão disponíveis para qualquer pessoa, não só clientes, e recebem materiais, como celulares e acessórios, de todos os fabricantes.
 
O sucesso do programa deve-se forte movimento de engajamento, promovido pelo Instituto NET Claro Embratel, por meio de ações de incentivo ao descarte consciente do celular e de materiais educativos, que reforçam o compromisso da Claro com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar social.
 
Reaproveitamento do descarte - O controle dos itens coletados no Claro Recicla é realizado por meio de relatórios. O conteúdo depositado nas urnas de todo o Brasil é recolhido regularmente pela empresa Essencis Soluções Ambientais, que faz uma triagem de todos os materiais. Os diferentes tipos de peças são contados e pesados. Por fim, são encaminhados para diversas indústrias recicladoras.
 
No caso dos celulares e dos chips coletados, eles podem ser reaproveitados e têm como destino, por exemplo, o mercado de luxo, que transforma o produto reciclado em joias ou, até mesmo, em itens para a casa, como torneiras ou serem vendidos como metal puro. As pilhas e baterias são direcionadas para aterros como resíduo industrial controlado. Outros itens descartados vão para indústrias que podem reaproveitar o cobre e o plástico dos materiais para a criação de outros produtos.
 
A iniciativa contribui para a preservação ambiental, incentiva a atitude consciente dos consumidores e é um reflexo das boas práticas sócio ambientais contidas em nossos valores, o Claro Recicla é um dos exemplos da aderência da Claro Brasil à Política Nacional de Resíduos Sólidos. O descarte correto do lixo eletrônico ajuda a combater a contaminação da água e do solo, trata de forma adequada os materiais tóxicos, reduz a quantidade de lixo e diminui a extração de metais pesados.
 
SOBRE O INSTITUTO NET CLARO EMBRATEL
A área de Responsabilidade Social do Grupo Claro, composta pelas marcas NET, Claro e Embratel, investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto NET Claro Embratel, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto NET Claro Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Além disso, através de sua Plataforma Institucional, as marcas NET, Claro e Embratel propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. O movimento é parte de uma inciativa que aborda a gestão corporativa e manifesta o compromisso com a sociedade. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, NET Live Brasília, entre outros. Conheça outras realizações no Relatório Social de 2017 do Instituto: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/wp-content/uploads/relatorio-social/2017/mobile/index.html#p=52

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira