Thursday, 24 de May de 2018

Thursday, 24 de May de 2018

ESPECIAL


Adventure Sport Fair

Comidas típicas da região Central do Brasil conquistam visitantes da Adventure Sports Fair

30 Oct 2017

Patrícia Saturno / Governo do Tocantins

Resultado da mistura de diversas culturas, a gastronomia  brasileira é variada e proporciona experiências singulares a turistas de todo o mundo. Os pratos típicos de cada localidade funcionam como uma espécie de bônus para os visitantes, se tornando uma forma de integração direta com a comunidade do destino turístico. Essa integração cultural entre o público e a região Central do Brasil foi proporcionada pelos estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins) na 18ª edição da Adventure Sports Fair, a principal feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, que se encerrou neste domingo, 29, em São Paulo (SP).

No estande do Brasil Central, os visitantes tiveram a oportunidade de, por três dias, degustarem pratos típicos como o Empadão de Goiás, o Caldo de Piranha, do Mato Grosso do Sul, e a Banana Chips, do Mato Grosso. Atraído pelos sabores da região, o público formava filas a cada momento de degustação.

A apresentação do Caldo de Piranha do Mato Grosso do Sul ficou por conta do chef de cozinha Antônio Bahiano. Há cerca de 25 anos ele incluiu o caldo no cardápio de um bar e restaurante que comandava e, desde então, percorre o Brasil levando esta marca sul mato-grossense. Ele se orgulha em falar do  diferencial de sua receita. "O meu caldo de piranha é todo natural: leva salsinha, cebolinha, coentro, pimentão, tomate, trigo, colorau, creme de alho, suco de limão, alho e sal, além da piranha, que vem do Pantanal. Já servi para presidente, ministros, governadores e o mais importante de tudo é que todo mundo que toma aprova e esse é o melhor presente", disse, acrescentando que sua receita do caldo está em processo de reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O casal Enéias Guerra e Rita Cosme, de São Paulo, provou e aprovou o caldo do chef. "Delicioso, super quentinho, bem consistente, com bastante ingredientes. Está aprovado", descreveu Enéias.

Empadão de Goiás

Típico da cidade de Goiás, o empadão é muito apreciado em todo o Estado e já se tornou parte da identidade goiana, sendo um dos pratos regionais mais conhecidos no Brasil. Os diversos ingredientes do recheio fazem com que o empadão conquiste os mais diversos paladares. Foi assim com Raiane Bittencourt, também de São Paulo. "De todos que eu já comi, o Empadão de Goiás ganha. Tem uma combinação que é difícil dizer qual ingrediente, ao certo, dá esse toque goiano. É incrível o sabor", disse.

A opinião é compartilhada por Ana Bernardi (SP), que considera a leveza da massa como uma das características  mais marcantes do empadão. "Tem uma massa muito leve. Você sente que é uma comida caseira. É muito saborosa. A gente tem vontade não só de saber a receita, mas que  nos ensinem a fazer. Quero saber qual é o segredo", considerou.

Banana chips

A banana chips do Mato Grosso também caiu nas graças do público da Adventure Sports Fair. Cleiton Santos é de Santo André (SP) e, até então, não conhecia a banana chips. Atraído pela aparência, se encantou também com o sabor. "A aparência foi ótima, já deu vontade de comer. Eu achei que era doce mas, por ser salgada, eu achei melhor ainda. Já estava na intensão de conhecer o Mato Grosso, agora, mais ainda", disse.

A versão chips levada à feira, resulta da banana da terra verde fatiada e frita em óleo bem quente e, posteriormente, temperada com sal. 
 
Simone Lara, coordenadora de Marketing da Secretaria Adjunta de Turismo do Mato Grosso, explica que a banana é um ingrediente muito presente na culinária do Estado. "A banana é  um forte de uma região chamada Nossa Senhora do Livramento, que fica na entrada do Pantanal, e o mato-grossense usa para praticamente tudo, assim como a manga e o caju", contou.

Integração regional

Os estados que formam o Consórcio Brasil Central se apresentam juntos na Adventure Sports Fair. A proposta foi divulgar um roteiro integrado envolvendo os destinos turísticos dos cinco estados. 

A união destas unidades federativas no âmbito do turismo visa diversificar a oferta turística brasileira, consolidando um destino focado em natureza, cultura, aventura e turismo termal, modalidades que têm atraído cada dia mais o mercado consumidor nacional e internacional.

No estande do Brasil Central, estiveram presentes aproximadamente 45 empresários dos cinco estados, além dos poder público estadual e parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

10

PARABÉNS!
PARABÉNS!

9

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

7

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

9

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Procuradoria da República dá parecer no TSE pela impugnação de Amastha

Humberto Jacques admite no parecer que a imprevisibilidade das eleições suplementares impede que alguns atores políticos possam se organizar no tempo

Animais

Capim Dourado Shopping agora será Pet Friendly

A classificação “Pet Friendly”, ou “Amigo dos Animais”, é dada a estabelecimentos privados, ou mesmo repartições públicas, que permitem a livre circulação de animais de estimação em suas dependências


Esporte

Quadra poliesportiva inaugurada em Porto Nacional beneficia estudantes e comunidade

A nova estrutura recebeu investimentos da ordem de R$ 416 mil e foi construída com cobertura para oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento das atividades esportivas e da melhoria da aprendizagem


Marcha a Brasília

XXI Marcha a Brasília começa nesta segunda-feira, 21; Abertura oficial é nesta terça-feira, 22

Debate com presidenciáveis, definição de pautas ao Congresso Nacional e diversas arenas temáticas estão na programação do encontro


Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira