Tuesday, 25 de June de 2019

ESPECIAL


Em busca da beleza

31 Jul 2008

Até pouco tempo, o talento e a qualificação garantiam vagas cativas para qualquer postulante a uma vaga no mercado de trabalho. Agora, outro ingrediente foi inserido a esse contexto: a aparência física. Lotando academias de musculação ou clínicas estéticas, homens e mulheres desprovidos dos padrões da chamada "beleza ocidental imposta" correm atrás e tentam não ficar de fora de uma tendência que já começa a excluir os mais "resistentes" ou desleixados.

Basta passar alguns segundos na frente do espelho, depois do banho ou antes de vestir uma roupa e... não tem jeito! Aqueles indesejáveis vincos no rosto, os furinhos de celulite e os incômodos "pneuzinhos" estão lá mesmo. A angústia aumenta ainda mais se, ao ligar a TV ou folhear as páginas de um jornal, você "der de cara" com aqueles (as) fulaninhos (as) que estão em evidência na mídia e, pra variar, ditam os padrões de beleza vigentes, que passam a ser cobrados com veemência pela sociedade. Ao dormir, mais um susto. Você tem a impressão que perdeu o emprego ou o amor de sua vida para um (a) rival com as mesmas potencialidades intelectuais que a sua, porém com um fator que indiscutivelmente se difere de você: uma aparência física encantadora.

Calma! Também não adianta tratar o assunto com exageros. Que a busca pela beleza tornou-se um objetivo fundamental na vida de muitas pessoas, isso é uma realidade. Ninguém tem dúvida. Mas há de se impor limites e ter a consciência de que, para muita gente, é impossível se assemelhar completamente aos ícones de beleza impostos pela mídia. "O mais importante é que cada um possa estar consciente de que qualquer tratamento estético irá apresentar, de maneira geral, melhoras no aspecto físico, não significando com isso uma solução total do que se deseja. Mas que dá para melhorar muita coisa, isso dá", orienta a terapêutica estética Dalva de Oliveira, proprietária da Clínica Fêmina, em Palmas.

De fato, a profissional tem razão. Desconfie de quem lhe promete deixar com a pele ou os cabelos iguaizinhos aos da super-modelo Gisele Bündchen, referência internacional de beleza ou com as madeixas e as pernas "clonadas" do ator Rodrigo Santoro, outro ícone da chamada "beleza ocidental imposta" - ambos ilustrando esta matéria. De acordo com especialistas, apenas entre 5% e 8% da população mundial têm estrutura para se enquadrar dentro destes parâmetros de beleza, levando-se em consideração, por exemplo, a cor dos olhos, altura, pele e traços faciais. "Mas dá para viver muito bem, bastando para isso tomar alguns cuidados para evitar o envelhecimento precoce, como o aparecimento de rugas, ou excesso de peso", alerta Dalva Oliveira.

COMPARTILHE:


Confira também:


Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada

Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes

César Halum destacou a vocação agropecuária do estado e a posição estratégica do Tocantins com viabilidade econômica para investimentos.


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim


CAU/TO

Campanha “Compartilhando a Caminhada” arrecada calçados para instituições filantrópicas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira