Monday, 17 de June de 2019

ESPECIAL


Educação

Escolas estaduais participam do programa Agentes da Democracia

07 May 2018    17:27
Elias Oliveira Escolas estaduais participam do programa Agentes da Democracia

A equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO) esteve na sexta-feira, 4, na Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso para realizar mais uma etapa do projeto Agentes da Democracia: formação de eleitores e políticos do futuro. A ação objetiva levar aos jovens eleitores informação e despertar a consciência cívica. Durante as atividades, os estudantes participaram de uma votação simulada e realizaram alistamento eleitoral.

A desembargadora Ângela Prudente destacou a importância do trabalho em prol de eleitores mais críticos e preparados. “Desde março estamos visitando os municípios tocantinenses, já estivemos em 33 zonas eleitorais e em 56 escolas. Nossa expectativa foi superada com essa ação”.

Representando a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o subsecretário Robson Vila Nova destacou o trabalho da equipe e a importância da educação nos poderes constituintes. “Por meio de debates, podemos repensar qual o político e política queremos no futuro. A ação de hoje não é o início ou o fim, mas uma atividade meio, já que a política deve ser um tema contínuo, frequente e permanente”, disse.

Marina de Alcobaça Campos, da 3ª série do ensino médio, frisou a importância da palestra para a equipe. “Poucos jovens se interessam com a política brasileira e, no cenário em que vivemos, muitos desistem de tentar entender ou achar uma solução. A palestra pode despertar o interesse dos alunos na escolha dos representantes”, destacou.

Já Hilquias Hakylla Santana de Oliveira, 15 anos, que ainda não possui idade suficiente para votar, disse que o tema é muito discutido nas aulas de História e Filosofia. “Espero que em 2020 eu tenha maturidade suficiente para escolher os representantes, baseado em critérios sólidos”, concluiu.

Além dos alunos e professores da escola, participaram da ação o subsecretário Robson Vila Nova Lopes; a Diretora Regional de Educação, Cleisenir Divina dos Santos; o diretor da unidade, Manuel Filho; a desembargadora Ângela Prudente, o juiz da 29º Zona Eleitoral, Luis Otávio de Queiroz Fraz e o diretor executivo da Escola Judiciária do Tocantins, juiz Henrique Pereira dos Santos.

Na segunda-feira, 7,  recebem as ações do projeto o Centro de Ensino Médio de Taquaralto, o Centro de Ensino Médio Castro Alves, a Escola Estadual Setor Sul e a Escola Estadual Novo Horizonte. Já na terça-feira, 8,  a visita ocorre na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, no Colégio Estadual Beira Rio, no Colégio da Polícia Militar do Estado do Tocantins e no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz. Na quarta-feira, 9, o projeto chega ao Colégio Estadual Duque de Caxias e ao Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday.

Projeto Agentes da Democracia

Na primeira etapa, o projeto percorrerá todas as Zonas Eleitorais do Tocantins, atendendo 70 Escolas Estaduais, para capacitar, mobilizar e incluir social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública de ensino. Além disso, os objetivos também são despertar para a importância do voto, preparando aqueles que irão participar das decisões políticas fundamentais do país, formando cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática.

Informações detalhadas sobre todas as etapas e desenvolvimento do trabalho estão em http://www.tre-to.jus.br/o-tre/escola-judiciaria-eleitoral/agentes-da-democracia.

COMPARTILHE:


Confira também:


Opinião

O “combinado” tem que ser com o povo

Por enquanto o prédio onde funciona a prefeitura de Palmas no centro da cidade se tornou a grande Torre de Babel.

416 Vagas

Unitins lança edital de transferência externa com 416 vagas

Vagas são distribuídas entre os quatro câmpus e as inscrições começaram neste sábado. Seleção se dará por meio de análise documental e prova de redação


Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins

Palmas sedia encontro nacional de defensores públicos gerais


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira